Inauguração oficial da Universidad de La Romana (UNIROMANA), da Rede FUNIBER, com a presença de Sua Majestade o rei Felipe VI e de Luis Abinader, presidente da República Dominicana

Inauguração oficial da Universidad de La Romana (UNIROMANA), da Rede FUNIBER, com a presença de Sua Majestade o rei Felipe VI e de Luis Abinader, presidente da República Dominicana
Da esquerda para a direita: Manuel Olmedo, Secretário de Estado da Justiça; Presidente da Câmara Municipal de La Romana, Eduardo Kery; Presidente da FUNIBER, Santos Gracia Villar; Sua Majestade o Rei de Espanha, Felipe VI; Excelentíssimo Presidente da República Dominicana, Luis Abinader; Ministro da Educação Superior, Ciência e Tecnologia, Franklin García Fermín; Governadora da província de La Romana, Ivelisse Méndez; vice-ministro do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, José Cancel.

Em 6 de maio ocorreu, na cidade de La Romana, República Dominicana, a inauguração oficial da primeira fase da Universidad de La Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA), instituição de ensino superior promovida pela Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER). A cerimônia solene foi realizada no campus recém-construído e contou com a presença de Sua Majestade o rei Felipe VI da Espanha, bem como de Sua Excelência Luis Abinader, presidente da República Dominicana, acompanhado de autoridades governamentais, provinciais e municipais de alto nível.

  • O presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia, recebe rei da Espanha, Dom Felipe VI, e presidente da República Dominicana, Luis Abinader.

A delegação da FUNIBER foi conduzida por seu presidente, Santos Gracia Villar, na ocasião acompanhado pelos reitores da Rede Universitária FUNIBER, diretores de área e representantes acadêmicos dos diferentes países nos quais a Fundação desenvolve seu trabalho institucional. Uma representação do setor empresarial dominicano e da sociedade civil também compareceu.

  • Ao centro, o rei da Espanha e o presidente da República Dominicana, com a delegação de diretores e acadêmicos da FUNIBER.
  • Os chefes de Estado juntos à equipe de construção da UNIROMANA.

Em sua chegada, Sua Majestade o rei e o presidente dominicano foram recebidos pelo presidente da FUNIBER. A fotografia oficial foi, então, tirada junto ao monólito que designa o “Boulevard Rey Felipe (Boulevard Rei Felipe VI)”, localizado na entrada do campus universitário. Participaram da imagem oficial, além dos chefes de Estado, o prefeito de La Romana, Eduardo Kery; o ministro de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (MESCyT), Franklin García Fermín; a governadora da província de La Romana, Sra. Ivelisse Méndez; a deputada e ex-governadora, Sra. Jacqueline Fernández Brito; Dr. Santos Gracia Villar e Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER.

Em seguida, os chefes de Estado visitaram as salas de aula padrão e as principais instalações do campus, nas quais puderam ver, em primeira mão, a infraestrutura acadêmica projetada para oferecer uma educação de excelência com projeção internacional. Nesse contexto, Santos Gracia explicou as diferentes fases de desenvolvimento da UNIROMANA, bem como os princípios que sustentam o modelo educacional defendido pela FUNIBER. Durante a visita, os dois dirigentes cumprimentaram um grupo de ilustres representantes do setor empresarial dominicano, bem como a equipe de trabalhadores que tornou possível a construção do campus universitário.

  • À frente, Santos Gracia apresenta o projeto UNIROMANA e a vocação iberófona da FUNIBER a ambos os chefes de Estado. Da esquerda à direita: Franklin García Fermín, ministro do MESCyT; Luis Abinader, presidente da República Dominicana; Dom Felipe VI, rei da Espanha; Frigdiano Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER; e Eduardo Kery, prefeito de La Romana.

A visita continuou no mesmo local onde, em 2023, o presidente da República Dominicana e o presidente da FUNIBER realizaram o ato simbólico do “primeiro picazo”, similar à cerimônia da pedra fundamental, que marcou o início das obras de construção da UNIROMANA. Nessa ocasião, Dr. Santos Gracia dirigiu algumas palavras ao público, reassegurando o firme compromisso da FUNIBER com a igualdade de acesso ao ensino superior. Enfatizou, especialmente, os programas de bolsas de estudo que buscam eliminar barreiras econômicas e geográficas, permitindo que estudantes talentosos tenham acesso a uma formação universitária de qualidade.

O ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (MESCyT), Franklin García Fermín, também discursou na cerimônia, destacando o modelo acadêmico de excelência e a oportunidade de os estudantes cursarem parte de sua formação na República Dominicana e concluí-la na Espanha, graças aos acordos de dupla titulação vigentes.

  • Da esquerda à direita: o presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar; Sua Majestade rei Felipe VI da Espanha; Sua Excelência presidente da República Dominicana, Luis Abinader; e o ministro do MESCyT, Dr. Franklin García Fermín.
  • Presidente da FUNIBER durante a cerimônia de inauguração.

Hoje, com a abertura dessa primeira fase, a UNIROMANA se projeta como um enclave acadêmico no Caribe, destinado a se tornar um ponto estratégico para a articulação tricontinental entre a América, a Europa e a África. Sua vocação iberófona e sua integração à rede universitária internacional da FUNIBER promovem um modelo de cooperação horizontal nos âmbitos educacional e cultural entre os povos de língua espanhola e portuguesa.

A Universidad de La Romana adotará um modelo de formação híbrido, combinando programas de graduação presenciais com pós-graduações em modalidade virtual, garantindo a excelência e a flexibilidade acadêmicas. As inscrições já estão abertas para o início das atividades acadêmicas programadas para setembro de 2025, incluindo a possibilidade de se candidatar à Bolsa Primeira Promoção UNIROMANA.

  • Fachada de entrada principal da UNIROMANA.