Pesquisador da FUNIBER avalia ferramentas para a prevenção de lesões no desporto

Pesquisador da FUNIBER avalia ferramentas para a prevenção de lesões no desporto

O Dr. Álvaro Velarde Sotres, coordenador internacional da Área de Desportos da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), participa num estudo que analisa a eficácia de três ferramentas de avaliação: tensiomiografia, ecrã de movimento funcional e salto com contra-movimento na identificação do risco de lesões desportivas.

As lesões desportivas representam um desafio significativo no âmbito do desempenho desportivo, afetando tanto a saúde dos atletas quanto o seu desempenho. A identificação precoce dos fatores de risco é essencial para implementar estratégias preventivas eficazes. Tradicionalmente, têm sido utilizadas diversas ferramentas para avaliar o risco de lesões, mas a sua eficácia e validade têm sido objeto de debate.

Anteriormente, foram implementados métodos como a avaliação da flexibilidade, força muscular e equilíbrio para prever e prevenir lesões. No entanto, a precisão destas ferramentas tem sido variável e, em muitos casos, não se revelaram preditivas de lesões futuras.

O estudo em questão centra-se na tensiomiografia, uma ferramenta de avaliação muscular não invasiva, o método de triagem funcional do movimento utilizado para identificar desequilíbrios e limitações nos padrões fundamentais de movimento de uma pessoa, e o salto com contra-movimento, um teste de salto vertical que consiste num movimento descendente rápido antes de um salto ascendente, ferramentas que ganharam popularidade na avaliação do risco de lesões. A novidade desta investigação reside na revisão sistemática de estudos originais que avaliam a capacidade diagnóstica destas ferramentas na prevenção de lesões desportivas.

Para realizar esta revisão, foi realizada uma pesquisa exaustiva em bases de dados científicas, selecionando estudos que investigaram a relação entre a tensiomiografia, o teste de movimento funcional e o salto com contra-movimento com a incidência de lesões em atletas. Foram analisados os desenhos metodológicos, os tamanhos das amostras e os resultados obtidos em cada estudo.

Os resultados mostram que o salto com contra-movimento é um teste válido e confiável para monitorar a adaptação dos atletas aos programas de treino, bem como para detectar assimetrias e avaliar a fadiga neuromuscular. O teste de movimento funcional pode ser utilizado para detectar assimetrias em atletas e demonstrou estar negativamente associado a lesões nos membros inferiores. A tensiomiografia, por sua vez, é válida e confiável, podendo ser utilizada para monitorizar os efeitos do treino, detectar assimetrias musculares, fornecer informações sobre o tônus muscular e detectar a fadiga.

Essas descobertas sugerem que a combinação da tensiomiografia, da tela de movimento funcional e do salto com contra-movimento pode oferecer uma avaliação integral do risco de lesões, permitindo que treinadores e profissionais de saúde elaborem programas de prevenção mais eficazes e personalizados. Apesar desses resultados, o estudo aponta a necessidade de utilizar esses métodos de prevenção de lesões esportivas com cautela e a necessidade de continuar investigando para otimizar os resultados.

Se quiser saber mais sobre este estudo, clique aqui.

Para ler mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) oferece bolsas de estudo para o Mestrado em Desempenho Desportivo: Treino e Avaliação Funcional. Um mestrado que oferece conhecimentos especializados na área do desempenho desportivo, treino e avaliação funcional. Não perca a oportunidade de impulsionar a sua carreira no mundo do desporto. Inscreva-se neste mestrado e comece a alcançar os seus objetivos!