FUNIBER celebra a conferência final do projeto Erasmus+ DigitalTA em Santander, com diversas palestras e oficinas

FUNIBER celebra a conferência final do projeto Erasmus+ DigitalTA em Santander, com diversas palestras e oficinas

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), com os demais parceiros do projeto Erasmus + DigitalTA (2022-2025), celebrou nos dias 5 e 6 de maio a conferência final do projeto “Conectar, dialogar e transformar: a educação a serviço da transição” na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), com a realização de diversas conferências e oficinas. O evento se direciona ao mundo profissional da formação de professores, mas também a estudantes universitários, e reuniu 290 participantes da comunidade educacional.

O evento coincidiu com a abertura da segunda Semana Internacional Erasmus+ (International Staff Week 2025), organizada pelo Escritório de Relações Internacionais (ORI).

O principal objetivo do projeto é aprimorar a prática de professores do ensino fundamental e médio na formação inicial e contínua (particularmente professores novatos) nos países da União Europeia, reduzindo o esgotamento e o desgaste profissional. Os parceiros envolvidos no projeto são de instituições europeias de formação inicial e contínua de docentes na Bélgica, na República Tcheca, na Irlanda, na Polônia e na Espanha.

A conferência, organizada por Josep Alemany e Dr. Thomas Prola, coordenadores do projeto DigitalTA, abordou o fenômeno da transição profissional e educacional desde uma perspectiva multidisciplinar, centrando-se na aprendizagem profissional na docência, a partir da finalização da formação universitária inicial.

Durante os dois dias, duas palestras principais focadas nos resultados e impactos do projeto, assim como oito oficinas e uma conferência magistral sobre formação docente ministrada pelo especialista espanhol Pepe Menéndez.

A neuroeducação em transição, as metodologias de trabalho em sala de aula e o uso da plataforma foram abordados por especialistas internacionais, com a participação de estudantes e professores europeus externos. As oficinas, coordenadas pela Dra. Silvia Pueyo (UNEATLANTICO), pela Dra. Anna Szczepanek-Guz (Uniwersytet Jana Kochanowskiego w Kielcach, Polônia) e pelo Dr. Thomas Prola, com a presença de 190 participantes durante os dois dias de atividades, com foco na metodologia reflexiva, em um escape room formativo em neuroeducação e na plataforma DigitalTA.

conferência de segunda-feira centrou-se nos resultados do projeto. A sessão começou com a participação de outra Academia de Professores Erasmus+, a Scientific Literacies in the (Mis-) Information Age (SciLMi), a cargo de Maria Steger, coordenadora científica do projeto, que apresentou seus primeiros resultados. O projeto, que será concluído no próximo ano, concentra-se no impacto da falta de informação na educação e na capacitação de todos os estudantes para que atuem como cidadãos democráticos responsáveis, competentes e eficazes.

Após seu discurso, Dr. Thomas Prola apresentou os parceiros do projeto convidados. A Dra. Iva Koribská (Univerzita Palackého v Olomouci, República Tcheca) mencionou as necessidades dos professores novatos, especialmente a partir dos grupos de discussão e das entrevistas realizadas pela equipe. Depois de exploradas as necessidades, Salvador Banderas, diretor de Tecnologia Educacional e Tradução da FUNIBER, apresentou a plataforma DigitalTA e como a ferramenta foi desenvolvida nos últimos 36 meses. Representando o CFIE Segovia, (Espanha) María Fuentes falou sobre o processo de mentoring na plataforma.  Por fim, Lisa Van Streydonck (Artesis Plantijn University of Applied Sciences, Bélgica) e Izabela Krzak-Borkowska (Swiętokrzyskie Centrum Doskonalenia Nauczycieli, Polônia) proporcionaram à audiência uma ideia clara do feedback dos usuários.

conferência de terça-feira, por sua vez, concentrou-se nos resultados do projeto e nos impactos inesperados que excederam os previstos: 271 instituições educacionais participantes durante a fase-piloto e 428 instituições impactadas durante a implementação do projeto (17 instituições públicas); nove artigos publicados; 11 conferências internacionais e 50 eventos locais realizados; e 17 316 participantes nas atividades.

 Dr. Prola indicou que, em um clima de incerteza global, o projeto é um exemplo de compromisso com a educação e a paz a partir de uma perspectiva intercultural e dentro da comunidade docente. A participação de profissionais da educação, professores do ensino fundamental, professores do ensino médio, mentores e estudantes da área da educação permitiu a construção de uma comunidade de aprendizado dialética e tolerante que originou um modelo comum entre os países europeus, base da plataforma virtual desenvolvida.

“O principal recurso para aprender sobre o ensino é o próprio professor”, enfatizou Prola. Após 36 meses de trabalho, o projeto foi concluído com um espaço digital para a transição de professores que hospeda uma comunidade de aprendizagem formada por 1175 usuários internacionais e permite, a partir da vulnerabilidade dos participantes, interações para a aprendizagem, com foco na corresponsabilidade dos usuários.

Os interessados no projeto DigitalTA podem obter mais informações em seu site.

“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concedeu o auxílio pode ser responsabilizada pelo que foi expresso.”