Dr. Ángel Olider Rojas Vistorte, professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), pertencente à rede de universidades com a qual a FUNIBER colabora, discursou este mês na Alemanha na reunião oficial de lançamento do projeto Erasmus+ RISE UP (2024-2027). Participam do projeto a UNEATLANTICO com outras cinco instituições europeias, com o objetivo de ajudar os profissionais do ensino superior a abordar as dimensões científicas e emocionais da crise climática, especialmente o seu impacto nos estudantes.
Em vez de apresentar as mudanças climáticas apenas como uma questão científica, o RISE UP concentra seu trabalho no bem-estar emocional, na capacitação dos estudantes e na educação sustentável. O projeto pretende equipar os educadores com as ferramentas necessárias para ajudar os alunos não apenas a compreender a crise, mas a lidar com ela de forma resiliente.
“A ACEEU é o parceiro principal, o que significa que estamos coordenando a gestão e a implementação do projeto em seu conjunto. Também dirigimos o pacote de trabalho que lança as bases do projeto, incluindo a análise de necessidades, a revisão bibliográfica e as consultas a especialistas”, declarou Lina Landinez, diretora-geral da ACEEU.
“Contribuímos para esse projeto com nossa experiência em mudanças climáticas e sustentabilidade”, afirmou Ilie Tomulescu, representante da People of 2050, um dos parceiros dinamarqueses do projeto. “E esperamos que o resultado seja sólido e duradouro”.
A primeira fase do projeto já está em andamento, liderada pelo Centro SYNTHESIS de Pesquisa e Educação do Chipre. Essa fase inclui uma extensa revisão bibliográfica sobre educação climática em toda a Europa, com foco na ecoansiedade e no impacto emocional gerado. O objetivo é avaliar as lacunas existentes nos sistemas de suporte e estudar como integrar melhor o quadro GreenComp (quadro europeu de competências em matéria de sustentabilidade) às práticas docentes.
“Esperamos atingir os objetivos do projeto”, disse Georgia Karaoli, representante da SYNTHESIS. “E esperamos que os resultados sejam sustentáveis e que a parceria em si tenha êxito”.
Os resultados dessa pesquisa orientarão os próximos passos do projeto. Uma delas é o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas para educadores, projetado para ajudar a integrar o bem-estar mental na educação climática. Ao mesmo tempo, os parceiros trabalharão em um centro digital de conhecimentos, uma plataforma on-line que oferecerá recursos práticos, ferramentas de autorreflexão e suporte para educadores e para estudantes.
O foco central do RISE UP está relacionado à divulgação e ao engajamento da comunidade. Coordenada pela Universidad Europea del Atlántico (Espanha), essa parte do projeto incluirá eventos públicos, intercâmbios interdisciplinares e sessões de colaboração em toda a Europa. O objetivo é garantir que a pesquisa não permaneça nos círculos acadêmicos, mas chegue às salas de aula, aos campi e aos responsáveis políticos.
“E esperamos que os resultados sejam sustentáveis e que a parceria em si tenha êxito”, afirmou Ángel Olider Rojas Vistorte.
O RISE UP é possível graças à colaboração de seis instituições: ACEEU e The Vision Works, na Alemanha, People of 2050 , na Dinamarca, Universidad Europea del Atlántico – Espanha, e SYNTHESIS Center for Research and Education , no Chipre e University of National Education Commission (UKEN) na Polônia.
Cada uma delas contribui com sua experiência em clima, educação, inovação digital e saúde mental.
À medida que o projeto evolui, a equipe do RISE UP compartilhará atualizações, entrevistas e recursos destinados a remodelar o futuro emocional e pedagógico da educação sobre o clima.
Para mais atualizações, siga-nos no LinkedIn.

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or NA DAAD. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them. RISE UP – Resilience, Innovation, and University Student Empowerment through reflective Climate Education and Action (Nr. 2024-1-DE01-KA220-HED-000246800)