A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) tem o orgulho de anunciar que o projeto “DigitalTA – Digital Academy in Teaching Practice for a Seamless Transition from Pre-Service to In-Service“, do qual participou com outras instituições europeias, foi nomeado como finalista da categoria Projeto do Ano da UE nos prestigiosos Triple E Awards 2025.
Os Triple E Awards-Entrepreneurship and Engagement Excellence in Higher Education-são o primeiro programa de premiação mundial a se concentrar inteiramente na “terceira missão” das universidades: seu papel no empreendedorismo, engajamento e impacto social.
Fundados em 2019, os Triple E Awards foram criados para reconhecer o trabalho de universidades que, outrora, não tiveram a devida atenção dispendida. Embora alguns países honrem as universidades empreendedoras a nível institucional, havia uma surpreendente falta de plataformas internacionais que celebrem iniciativas, indivíduos e equipes que lideram o engajamento e a inovação. Os prêmios agora servem como um palco global para o reconhecimento da excelência no impacto do ensino superior, celebrando os que promovem as missões universitárias além do ensino e da pesquisa.
A categoria Projeto Europeu do Ano premia especificamente projetos de alto impacto que contribuem para a mudança sistêmica, o desenvolvimento regional e a inovação educacional em toda a União Europeia.
Desenvolvido em resposta a um desafio urgente na educação europeia -a alarmante taxa de evasão de professores recém-formados, dos quais quase 30% abandonam a profissão nos primeiros cinco anos-, o projeto DigitalTA está redefinindo a forma como a Europa apoia seus mais novos educadores.
A DigitalTA tem como objetivo preencher a lacuna entre a formação de docentes e a prática profissional por meio da criação de uma Academia Europeia do Professorado. Ao integrar ferramentas digitais com a prática reflexiva, o projeto criou uma sólida comunidade de aprendizagem on-line que conecta instituições de formação inicial com organizações de formação contínua.
Os resultados foram impressionantes e superaram as expectativas, em muitos casos:
- 1218 usuários de toda a Europa engajados com a plataforma
- 251 instituições educacionais envolvidas durante a fase-piloto
- 9 artigos acadêmicos publicados
- 11 conferências internacionais e 50 eventos locais
- 17.316 participantes nas atividades do projeto
Os Triple E Awards celebram a excelência no ensino superior, com especial atenção na terceira missão das universidades: seu compromisso com a sociedade, o espírito empreendedor e a inovação. Ser finalista do Projeto do Ano da UE destaca o impacto transformador da DigitalTA não apenas na retenção de professores, mas na criação de um ecossistema educacional resiliente, colaborativo e preparado para o futuro na Europa.
Para obter mais informações sobre o projeto DigitalTA e os Triple E Awards, visite a página oficial de finalistas: Finalista dos Triple E Awards – DigitalTA.

“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia para a Educação e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concedeu o auxílio pode ser responsabilizada pelo que foi expresso.”