Maestro Gil de Gálvez conclui turnê musical na Venezuela

Maestro Gil de Gálvez conclui turnê musical na Venezuela

O maestro Dr. José Manuel Gil de Gálvez realizou uma turnê de duas semanas de concertos, conferências e masterclasses de violino, música de câmara e regência de orquestra na Venezuela, com o respaldo da Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER), da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), e da Fundación Hispania Música (Fundação Hispania Música).

Entre os concertos, destaca-se o realizado em frente à Orquestra Sinfônica do Estado de Aragua, na Sala Christopher Columbus da Casa Itália, em Maracay. Nesse recital, o maestro conduziu o conjunto em obras espanholas de Manuel de Falla, Joaquín Turina e Gerónimo Giménez, com a célebre 5.ª Sinfonia de Beethoven; também foi realizada uma estreia mundial absoluta do venezuelano Carlos Celis. O concerto foi um grande sucesso de crítica e público. De igual modo, Dr. Gil de Gálvez brindou recitais de violino nas belas cidades de Colonia Tovar e Choroní.

As masterclasses e conferências foram ministradas para “O Sistema Nacional de Orquestras e Coros”, especificamente nos núcleos de Arsenal, Maracay e Colonia Tovar. Da mesma forma, na cidade de Caracas, ministrou uma masterclass na Escola Nacional de Música Juan Manuel José Olivares.

O maestro também estava progredindo no próximo projeto com a Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela, com a qual possui estreita colaboração nos últimos anos, reunindo-se com Alejandro Primera, presidente da Companhia Nacional de Música, e Rubén Capriles, regente titular da orquestra.

Gil de Gálvez é um artista multifacetado que aborda a música de diferentes perspectivas: performance, pedagogia, divulgação, gestão e pesquisa, tendo o violino, seu instrumento, e a regência orquestral como fio condutor. Desde 1996 é Primeiro Violino e dirigente da prestigiada orquestra de cordas espanhola Concerto Málaga. Como regente, possui uma importante trajetória que iniciou no Teatro Nacional de El Salvador, obtendo grande sucesso à frente da Orquestra Filarmônica Nacional da Venezuela no Teatro Teresa Carreño, em Caracas.