O Dr. Álvaro Velarde participa num estudo que define metodologias e conteúdos essenciais para a formação de treinadores de basquetebol

O Dr. Álvaro Velarde participa num estudo que define metodologias e conteúdos essenciais para a formação de treinadores de basquetebol

O Dr. Álvaro Velarde, coordenador internacional da Área de Desportos da Fundación Universiaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER), professor-investigador na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), participou num estudo que analisa o design, o conteúdo e as metodologias aplicadas nos programas de formação de treinadores de basquetebol a nível internacional.

O basquetebol, como disciplina caracterizada pelo seu dinamismo, alta exigência tática e complexidade estratégica, requer treinadores capazes de tomar decisões baseadas em evidências científicas. Neste contexto, a formação dos treinadores desempenha um papel essencial na melhoria do desempenho dos jogadores, no desenvolvimento do talento e na otimização dos processos de treino.

Até ao momento, federações e universidades implementaram diversas modalidades de formação: aulas presenciais, módulos online e formatos combinados (presencial e online). No entanto, os critérios pedagógicos e os padrões variam entre instituições e países, pelo que não existe um guia comum para a elaboração de planos de formação de treinadores. Essa falta de referência dificulta a transição de modelos baseados em «explicar e repetir» para abordagens que priorizam a compreensão do jogo e a construção ativa do conhecimento.

Nesse contexto, o estudo em que participa o Dr. Velarde teve como objetivo identificar as características mais relevantes dos programas de formação existentes e avaliar a eficácia das metodologias utilizadas. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura existente com um enfoque rigoroso e metodologicamente sólido.

Em termos gerais, as necessidades de formação dependem do nível de experiência: os que estão a começar precisam de bases sólidas, enquanto os mais experientes precisam de atualização avançada e competências transversais. Nesse contexto, os conteúdos devem ser organizados de forma progressiva, de acordo com a etapa e o nível de quem ensina e aprende: nos níveis iniciais, priorizam-se as competências fundamentais e os princípios básicos de ataque e defesa; mais adiante, ganham importância as estratégias coletivas, a coordenação entre funções e o equilíbrio entre fases, mantendo como base os princípios individuais.

A tomada de decisões é uma competência central e é potenciada por metodologias ativas e contextualizadas, situações reduzidas e próximas da realidade, que integram percepção-ação, feedback contínuo e resolução de problemas. Os formatos mistos (blended learning), que combinam estudo online e prática em campo, são especialmente eficazes para promover aprendizagens significativas e sustentáveis.

Na avaliação, convém ir além do exame escrito e incorporar procedimentos autênticos que evidenciem as competências em situações reais. Além disso, a formação deve ser contínua e integrar aprendizagens formais e não formais, incluindo habilidades pessoais e de gestão do ambiente pelo seu impacto direto no desempenho da equipa.

Estas diretrizes orientam a conceção de programas padronizados por níveis e idades; a seleção de conteúdos e tarefas; e a definição de quadros de avaliação por competências, aproveitando ambientes mistos e tecnologias digitais para oferecer experiências flexíveis, acessíveis e centradas no aluno.

Esta revisão sistemática constitui uma importante contribuição para o campo da formação desportiva, ao oferecer uma visão global sobre as tendências e necessidades atuais na educação de treinadores de basquetebol. As conclusões fornecem uma base sólida para o desenvolvimento de programas mais eficazes, sustentáveis e alinhados com as exigências do desporto moderno.

Se quiser saber mais sobre este estudo, clique aqui.

Para ler mais pesquisas, consulte o repositório da UNEATLANTICO.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) oferece bolsas de estudo para o Mestrado em Treinamento Desportivo em Basquetebol. Um programa que o ajudará a desenvolver as suas competências-chave em planeamento, técnica e tática, liderança e análise do jogo, com uma abordagem flexível e atual que se adapta ao seu ritmo. Tenha acesso a um corpo docente internacional, conteúdos atualizados e uma rede académica com projeção profissional. Ideal para quem procura dar um salto de qualidade na formação e alto rendimento com apoio universitário.