A Obra Cultural FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), em colaboração com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Embaixada da Espanha em Angola, a empresa de transportes AJS e com o patrocínio da ENSA Seguros de Angola, inaugurou no dia 18 de outubro a exposição de gravuras “A Conquista do Cosmos“, do artista Salvador Dalí, no Centro Cultural Manuel Rui, na província de Huambo (Angola).
O evento de abertura reuniu diversas figuras do mundo acadêmico, cultural e institucional, representando um momento de destaque para a promoção da arte e do intercâmbio cultural em Angola. A exposição permanecerá aberta até 3 de novembro.
Entre as personalidades presentes, estava o vice-governador do Huambo para o Setor Político, Social e Econômico, Dr. Angelino Elavoco, que representou o Governo Provincial, ressaltando a importância de iniciativas como essa para o enriquecimento cultural da sociedade e o incentivo à educação artística na juventude.
A cerimônia também contou com a presença de Dr. Gabriel Tchiaka, diretor do Centro Cultural Manuel Rui, que recebeu a exposição e reforçou o papel do espaço como ponto de convergência para a promoção das artes e da cultura na província.
Representando a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez, realizou uma apresentação detalhada sobre a vida e a obra de Salvador Dalí, destacando o legado artístico e filosófico do pintor catalão, bem como a contribuição de suas criações para a história da arte moderna.
A vice-reitora para Assuntos Científicos e de Pós-Graduação da UNIC, Dra. María Helena Rodríguez, encarregou-se de explicar as principais obras em exposição, elucidando ao público os elementos simbólicos e o valor estético que caracterizam o estilo surrealista de Dalí. Na cerimônia também interveio Dra. Amália Quintão, administradora-executiva da ENSA Seguros de Angola.
A coleção de gravuras “A Conquista do Cosmos” consiste em onze gravuras em ponta-seca, todas assinadas e numeradas a lápis. Estão incluídos, de igual forma, dois esboços e um pôster original da exposição de 1974. Essa coleção é considerada uma das obras mais importantes da carreira de Salvador Dalí. Cada uma das obras que compõem a série representa uma imagem surrealista do cosmos, incluindo planetas, galáxias e estrelas, junto a outros elementos da imaginação de Dalí (formigas, elefantes, relógios derretidos etc.).
A coleção continua sua jornada por Angola, depois de haver sido exibida em Benguela, Lubango e Luanda.


