Pesquisador da rede FUNIBER publica um artigo sobre os resultados do projeto Erasmus+ DigitalTA na plataforma The Conversation

Pesquisador da rede FUNIBER publica um artigo sobre os resultados do projeto Erasmus+ DigitalTA na plataforma The Conversation

Thomas Prola, Project Manager da FUNIBER e colíder do projeto Erasmus+ DigitalTA, publicou um artigo sobre o bem-estar dos docentes na prestigiosa plataforma The Conversation.

O artigo, intitulado “Como frear o abandono docente com redes de apoio”, aborda os problemas de síndrome de burnout e a evasão na profissão, enfatizando a importância da comunidade e da orientação para incentivar os jovens docentes a permanecer na profissão.

Pesquisas recentes mostram dados alarmantes sobre o abandono docente: a UNESCO prevê que, se as tendências atuais continuarem, haverá uma escassez global de 44 milhões de docentes em 2040. As causas do problema variam em todo o mundo: em partes da África, há falta de formação profissional para professores, enquanto em vários países europeus, um(a) em cada três professores(as) abandona a profissão nos primeiros cinco anos de ensino.

A plataforma Digital Teacher Academy oferece uma solução para essa alta taxa de evasão, proporcionando um espaço on-line para que docentes compartilhem suas experiências, encontrem mentores(as) e se apoiem. De acordo com o artigo, a DigitalTA já reuniu mais de 1200 docentes de todo o mundo. O que torna essa plataforma diferente é o fato de colocar os professores e professoras no seu centro, “reconhecendo que são eles que têm a experiência e a capacidade de transformar o sistema por dentro”.

“Um jovem docente que, há alguns anos, teria abandonado a profissão por falta de apoio, agora pode encontrar uma rede que o escuta, o orienta e o ajuda a seguir em frente”, acrescentou Dr. Prola.

O artigo também anuncia o lançamento do Programa de Bem-Estar Docente, iniciativa que facilitará reuniões mensais em língua espanhola entre docentes para debater todo o tipo de temas, desde gestão emocional até estratégias em sala de aula. Esse programa não apenas apoiará o bem-estar emocional dos professores e professoras, mas promoverá o sucesso dos e das estudantes ao formar docentes com mais motivação e empoderamento. A primeira sessão foi realizada em 2 de outubro e está disponível no canal da FUNIBER no YouTube. Para obter mais informações sobre as próximas sessões, clique no link a seguir.

Para mais informações sobre a temática de abandono docente e o impacto do projeto DigitalTA, você pode acessar o artigo completo neste link.

The Conversation é uma plataforma de acesso livre e gratuito, que disponibiliza para a mídia e para leitores(as) artigos informativos e análises escritos pela comunidade acadêmica e de pesquisa.