A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participa da reunião de Chefes de Estado e de Governo na República Dominicana, representada pelo seu Presidente, Santos Gracia Villar, e pelo Diretor de Relações Institucionais, F. Álvaro Durántez Prados.
A recente XXVIII Cúpula Ibero-Americana que reuniu Chefes de Estado e de Governo em Santo Domingo, República Dominicana, contou com a participação da FUNIBER como convidada especial, o que representa um destacado reconhecimento do Sistema Intergovernamental Ibero-Americano ao trabalho educacional, cultural, sociais e científico da Fundação, especialmente nos países de línguas espanhola e portuguesa.
Assim, o engenheiro doutor Gracia Villar, presidente da FUNIBER, veio a Santo Domingo acompanhado do doutor Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonia, com a participação de diversas universidades da rede que colabora com a Fundação na América, na Europa e na África: Universidad Europea del Atlántico na Espanha (UNETLANTICO), Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) em Angola, Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNIB), Fundación Universitaria Internacional (UNINCOL) na Colômbia e na Universidad Internacional Iberoamericana do México (UNINI).
No âmbito da Cúpula, a delegação da FUNIBER teve a oportunidade de estreitar os vínculos institucionais com as instâncias e organismos do Sistema de Cooperação Ibero-Americano Dessa forma, coincidiu, entre outros, com Enrique Gil, Secretário-Geral da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-americanos (COMJIB), e com o timorense Zacarías da Costa, Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização com a qual a FUNIBER está empenhada em promover uma maior colaboração institucional.
Por outro lado, a Cúpula de Santo Domingo representou um respaldo intergovernamental ao espaço da Iberofonia, ou seja, a confluência dos países e povos de línguas espanhola e portuguesa sem exclusões geográficas; concepção e desenvolvimento geolinguístico em cuja articulação acadêmica a FUNIBER é pioneira há mais de 25 anos.
Assim, a Cúpula deu grande relevância ao elemento idiomático representado pelas duas grandes línguas ibéricas, mutuamente compreensíveis, como fator identitário da Comunidade Ibero-Americana de Nações. Esta ideia foi incluída em vários documentos oficiais do encontro, destacando-se o «Comunicado especial sobre o bilinguismo espanhol-português e a promoção do uso do espanhol e do português como línguas de comunicação e de trabalho nos âmbitos da Ciência, da Tecnologia, da Inovação , da Cultura e das Relações Internacionais».
FUNIBER e Sistema Ibero-americano
A condição de convidada especial na Cúpula representa um novo marco no trabalho conjunto que a FUNIBER desenvolve com os organismos internacionais que compõem o Sistema Intergovernamental Ibero-Americano. Nesse sentido, podem-se destacar os convênios firmados pela Fundação com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) e a Organização Internacional da Juventude para a Ibero-América (OIJ). Por outro lado, a FUNIBER e a UNEATLANTICO tiveram um papel de grande destaque no encontro “A Comunidade Ibero-Americana frente aos desafios da globalização”, organizado na República Dominicana no âmbito da Cúpula Ibero-Americana, que incluiu palestras concedida por Durántez Prados e pelo embaixador espanhol Manuel Hernández Ruigómez, atual Cônsul Geral da Espanha no México e medalha honorária da UNEATLANTICO.