Dr. Maurizio Battino estuda o papel dos polifenóis dietéticos no controle das DCNT

Dr. Maurizio Battino estuda o papel dos polifenóis dietéticos no controle das DCNT

O diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) em Itália, juntamente com outros profissionais, apresenta um estudo sobre o papel dos polifenóis alimentares no controlo das doenças crónicas não transmissíveis (DCNT).

O objetivo desta pesquisa foi destacar alguns estudos recentes para potencializar os possíveis benefícios de uma dieta rica em polifenóis na prevenção ou tratamento de DCNT.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. As mais comuns são o câncer, a obesidade, as doenças cardiovasculares e a diabetes, que constituem um dos maiores desafios que os sistemas de saúde enfrentam em todo o mundo.

Os polifenóis são compostos naturais presentes em frutas, vegetais, cereais e bebidas como uvas vermelhas, frutas vermelhas, café, chá, cereais, citrinos, soja, legumes e maçãs, etc. São produzidos nas plantas devido à exposição a diversos tipos de infecções, por isso também são considerados metabólitos secundários.

Efeitos dos polifenóis

Efeito cardioprotetor. O efeito positivo dos polifenóis nas DCNT se deve à possibilidade de otimizar o metabolismo lipídico, reduzindo a sinalização inflamatória e auxiliando na regeneração do endotélio vascular. Da mesma forma, minimizam o estresse oxidativo e melhoram a sinalização de sobrevivência, a homeostase do cálcio e a atividade da sirtuína.

Efeito anticancerígeno. É devido à possível regulação dinâmica das vias de programação da morte celular, como apoptose e autofagia. Além disso, impedem a multiplicação celular, suspendem o ciclo celular. Eles previnem o desenvolvimento do câncer ou retardam seu aparecimento.

Efeito antiobesidade. Segundo estudo, os polifenóis extraídos do chá, a curcumina e o resveratrol ativam a AMPK, que reduz o acúmulo de gordura nos adipócitos. Os polifenóis do chá podem aumentar a redução da cintura e o índice de massa muscular.

Efeito antidiabético. Os polifenóis reduzem as ROS intracelulares e aumentam a sobrevivência das células β pancreáticas.

Se você quer saber mais sobre este fascinante estudo, clique aqui.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) oferta diversos programas na área de Saúde e Nutrição, como o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética.