Dr. Maurizio Battino estuda efeitos da restrição calórica na saúde

Dr. Maurizio Battino estuda efeitos da restrição calórica na saúde

O Dr. Maurizio Battino, diretor da FUNIBER Itália, juntamente com outros profissionais, realizou um estudo sobre os efeitos da restrição calórica, do jejum e dos alimentos miméticos da restrição calórica nas doenças relacionadas à idade.

Vários estudos in vitro, in vivo e epidemiológicos descreveram os efeitos positivos do jejum, redução do consumo calórico (restrição calórica, CR), miméticos de restrição calórica (CRM, alimentos que imitam os efeitos biológicos da CR) na proteção contra doenças crônicas relacionadas à idade, como doenças cardiovasculares, câncer e declínio cognitivo. Da mesma forma, existem estudos nutricionais que indicam que a CR ligeira e o elevado consumo de CRM estão associados a um menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas com a idade e a uma maior expectativa de vida.

Portanto, o objetivo desta pesquisa, realizada em 2021, foi descrever os efeitos multifacetados da RC, do jejum e dos CRMs, principalmente na imunovigilância, na biologia do câncer e no metabolismo do hospedeiro. Também foram revisados ​​estudos que descrevem intervenções de CR em pacientes com câncer ou em risco de padecê-lo; colocando especial ênfase nos benefícios e possíveis desvantagens destas intervenções.

Conclusões da pesquisa

Foi determinado que o consumo reduzido de calorias estimula a imunovigilância do câncer, aumentando o CTL e diminuindo a migração de Treg para a massa tumoral. Além disso, foi demonstrado que o jejum e a RC estimulam a autofagia por meio da diminuição da acetilação de proteínas, aumento da quimioterapia e imunoterapia, sensibilidade à insulina e diminuição dos níveis de IGF-1 e ERO.

Além disso, foi demonstrado que o jejum, RC e CRM têm efeitos benéficos na composição da microbiota intestinal, regulam o metabolismo do hospedeiro e otimizam o perfil lipídico de pacientes que sofrem de câncer.

Se você quer saber mais sobre este estudo fascinante, clique aqui.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) patrocina diversos programas de estudo no área da saúde e nutrição, como a Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética em colaboração com a Universidad Politécnica de la Marche.