No contexto de sua recente visita à Guiné Equatoria, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e as autoridades da Universidade Nacional da Guiné Equatorial (Universidad Nacional de Guinea Ecuatorial) instituíram as bases da colaboração entre ambas as instituições com a assinatura inicial de uma Carta de Intenções que contempla as diretrizes gerais da cooperação planejada.
Durante o mês de abril, foi formalizada e implementada a colaboração entre a FUNIBER e a UNGE por meio de uma Carta de Intenções assinada pelo diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana, Dr. F. Álvaro Durántez, e pelo Magnífico Reitor da UNGE, Dr. Filiberto Ntutumu Nguema Nchama, por ocasião da visita do representante da FUNIBER ao campus da universidade equato-guineense.
No referido acordo, ambas as partes expressam o desejo de realizar as ações destinadas a desenvolver, de forma conjunta, projetos de caráter cultural, acadêmico e científico em benefício de seu corpo docente, assim como de seus estudantes, criando condições que promovam o estabelecimento de uma rede de cooperação cultural, acadêmica e científica entre ambas as instituições, incentivando o intercâmbio entre seus respectivos profissionais.
O eixo principal da cooperação planejada é a formação de recursos humanos qualificados em nível de graduação, mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento, além do incentivo de ensino-aprendizagem dos idiomas espanhol e português, e a promoção e o intercâmbio cultural no espaço multinacional dos países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes (Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia).