O Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados, e o representante e membro titular da Academia Ecuatoguineana de la Lengua Española (AEGLE, Academia Equato-guineense da Língua Espanhola), Dr. Fernando Ignacio Ondo, realizaram uma jornada institucional e de trabalho na província de Guadalajara, na Espanha.
Uma semana depois da assinatura, em Santander, do convênio quadripartite entre a FUNIBER, a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), o Centro Internacional de Posgrados de Guinea Ecuatorial “Verónica Eyang” (CIPVE, Centro Internacional de Pós-graduação da Guiné Equatorial “Verónica Eyang”) e a Academia Ecuatoguineana de la Lengua Española, e da assinatura do Convênio Específico de Bolsas de Estudo entre a FUNIBER e o CIPVE, reuniram-se, na localidade castelhana de Almonacid de Zorita, na sede do Instituto Durántez de Altomira, o Dr. Ondo e o Dr. Durántez, para planejar e aprofundar o relacionamento entre os signatários do acordo celebrado na capital da Cantábria.
Em particular, foram abordadas questões relacionadas à próxima instalação na capital da Região Continental da República da Guiné Equatorial, a cidade de Bata, de uma Delegação da FUNIBER, a partir da qual se poderá contribuir para a gestão e a promoção direta dos programas de bolsas de estudo de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado oferecidos pela Fundação Universitária Iberoamericana à sociedade equato-guineense por meio da colaboração acordada com o CIPVE e a AEGLE.
Durante o encontro, o Dr. Durántez e o Dr. Ondo realizaram uma reunião por teleconferência com o presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar, na qual foram estabelecidas diretrizes específicas para garantir a rapidez e a efetividade da implementação dos acordos assinados.