O projeto Erasmus Plus E+DIETing_LAB (2022-2025), liderado pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), foi selecionado como um dos finalistas dos prémios Triple E Awards da organização internacional Accreditation Council for Entrepreneurial and Engaged Universities (ACEEU) na categoria EDI Community Engagement Initiative of the Year Award.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), de 18 a 20 de setembro. O evento tem como objetivo distinguir a excelência do empreendedorismo e do empenho no ensino superior.
“Selecionámos mais de 50 candidaturas incríveis para os Triple E Awards deste ano e queremos dar especial ênfase à apresentação das pessoas notáveis e do trabalho inspirador por detrás de cada candidatura. Vamos partilhar e celebrar os líderes e pioneiros da Europa e de África no domínio do empreendedorismo e do envolvimento”, afirmou o comité organizador.
O projeto concorrerá na categoria EDI Community Engagement Initiative of the Year Award, que se centra em iniciativas que optaram por práticas menos convencionais, conduzindo a resultados extraordinários para a comunidade em geral, especialmente em termos de impacto social. Esta iniciativa distingue-se por abordar um problema difícil que até agora não tinha uma solução eficaz ou por demonstrar escalabilidade que conduz a um impacto generalizado e de grande alcance. O prémio celebra abordagens inovadoras que contribuem significativamente para o bem-estar da comunidade, destacando iniciativas que não só identificaram e abordaram problemas sociais críticos, mas também estabeleceram novos padrões de referência no envolvimento da comunidade e na responsabilidade social.
Os interessados em votar no projeto podem aceder à seguinte ligação. O eleitor deve introduzir um endereço de correio eletrónico no campo de votação. Depois de clicar no botão “votar”, será enviada uma mensagem de correio eletrónico com uma ligação para o eleitor. O voto só será contabilizado se for confirmado através de um clique nesta hiperligação. A votação encerrará a 16 de outubro.
Quem quiser apoiar a candidatura pode ainda interagir nas publicações que são divulgadas nas redes sociais da UNEATLANTICO, através de likes, partilhas e/ou reposts no LinkedIn, Facebook, TikTok e Instagram. Na rede social X podem contribuir através de retweets, likes ou até mesmo criar o seu próprio post adicionando as seguintes hashtags: #ACEEU_Awards e #2024Entry1004.
Para além da UNEATLANTICO, participam também no projeto E+DIETing_LAB as seguintes instituições europeias: a Universidade de Valladolid (UVA) em Espanha, a Universidade de St. Pölten na Áustria, a Universidade do Porto (U.Porto) em Portugal, a AP Hogeschool Antwerpen na Bélgica e a Universidade Jan Kochanowski (UJK) na Polónia.
No decurso do projeto, os parceiros desenvolveram um paciente virtual, uma plataforma que integra cinco bots diferentes disponíveis em cinco línguas. O bot ensina o estudante de nutrição e dietética a realizar um processo de exame clínico de uma forma online/interactiva. Estes bots apresentam os seguintes casos: Gastroenterologia, Diabetes mellitus tipo 1, doenças cardiovasculares e diabetes, obesidade e doenças renais. Cada bot tem um questionário relacionado com a área da nutrição e um inquérito final para conhecer a experiência do utilizador.
Está também a ser testada uma clínica virtual, com formação centrada no Processo de Cuidados Nutricionais (PNC) e no serviço comunitário. Por videochamada, as pessoas interessadas podem receber aconselhamento dietético gratuito e recomendações sobre como melhorar a sua alimentação, sob a supervisão de um professor. Neste resultado, o projeto introduz também várias inovações através de dois elementos tecnológicos fundamentais: a aprendizagem em serviço e a Inteligência Artificial.
Nos próximos meses, os parceiros irão produzir um relatório sobre um conjunto de ferramentas para que outras instituições e serviços de saúde possam adotar a plataforma de auto-aprendizagem do paciente virtual e a clínica virtual. Este kit de ferramentas incluirá um guia para educadores e formadores sobre a utilização das plataformas, um currículo para a integração das ferramentas nos programas de formação em dietética e recomendações sobre o profissionalismo dos dietistas para os decisores políticos fora do sector da educação.
O projeto E+DIETing_LAB é financiado pelo Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (SEPIE, Agência Espanhola do Programa Europeu Erasmus +).
Os interessados em obter mais informações sobre este projeto podem consultar o seu sítio Web ou as suas redes sociais.
*Declaração de exoneração de responsabilidade: Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação (comunicação) reflecte apenas os pontos de vista do autor. A Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação nela contida.