FUNIBER participa da conferência internacional de Ministros da Justiça de países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes

FUNIBER participa da conferência internacional de Ministros da Justiça de países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes
Da esquerda para a direita, o Presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar; a Secretária Geral da CMJPLOP e Ministra da Justiça de São Tomé e Príncipe, Dra. Ilza Amado Vaz; o Secretário Geral da COMJIB, Dr. Enrique Gil Botero; e o Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. Frigdiano Álvaro Durántez Prados.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), representada por seu presidente, Dr. Santos Gracia Villar, acompanhado pelo diretor de Relações Institucionais, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, participou do evento que constitui o segundo ato oficial da história no mais alto nível no espaço que compreende toda a Iberofonia. Nesse contexto, o presidente da FUNIBER assinou um protocolo de colaboração com o Consejo General del Notariado da Espanha.

No mês de setembro, foi celebrada, em Tenerife, o II Encuentro de la Conferencia de Ministros de Justicia de los Países Iberoamericanos (II encontro da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos, COMJIB) e a Conferencia de Ministros de Justicia de los Países de Lengua Portuguesa (Conferência de Ministros da Justiça dos Países de Língua Portuguesa, CMJPLOP). Este evento reuniu altos representantes de ministérios da justiça de países da África, América e Europa. Também foi realizada a I Reunião da Asociación Iberoamericana de Ministerios Públicos (Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, AIAMP) e dos Ministerios Públicos de la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa (Ministérios Públicos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP), bem como a Cumbre Judicial Iberoamericana (Cúpula Judicial Ibero-Americana). 

A cerimônia foi presidida pelo Rei da Espanha, Felipe VI, que convidou os ministros da comunidade de língua iberofalante a continuar trabalhando de maneira conjunta. Durante a conferência, foram apresentados dois projetos importantes para a cooperação jurídica: as plataformas Iber@ e Iberfides, criadas para facilitar os mecanismos de colaboração no âmbito do sistema jurídico internacional. Nesse sentido, São Tomé e Príncipe, país africano de língua portuguesa, juntamente com a Bolívia e a Espanha, estabeleceram uma estrutura de cooperação tricontinental no marco de Iberfides. 

O encontro teve, também, a participação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Secretaría General Iberoamericana (SEGIB) e da Organización Iberoamericana de Seguridad Social (OISS). 

Iniciativas como essa refletem a tendência crescente dos países de língua portuguesa e espanhola de fortalecer seus vínculos, consolidando a articulação de um espaço pan-ibérico intercontinental. Durante seu discurso, o Rei da Espanha expressou seu compromisso institucional com esse espaço, ao mesmo tempo em que destacou as profundas raízes culturais, históricas e linguísticas compartilhadas por esses países, as quais facilitam a compreensão mútua e promovem a cooperação. 

Aliança entre a FUNIBER e o Consejo General del Notariado da Espanha

O protocolo de colaboração assinado por Santos Gracia Villar, presidente da FUNIBER, e José Ángel Martínez Sanchiz, presidente do Consejo General del Notariado (CGN) da Espanha, também promovido pela diretora de Relações Internacionais do CGN, Maria Luisa Pacheco, estabelece um marco significativo para a cooperação entre as duas instituições. Seu principal objetivo é regular as atividades e relações necessárias nos campos do Direito, da Educação e da Cultura, visando a promover o progresso das sociedades de língua espanhola e portuguesa. 

Os destaques do acordo incluem a colaboração no ensino superior, com foco em áreas como Direito, Recursos Humanos e Comunicação, destinada a cidadãos da comunidade iberofalante. Além disso, a FUNIBER poderá oferecer programas de bolsas de estudo e subsídios para os funcionários e colaboradores da CGN, facilitando seu acesso a Doutorados, Mestrados e Especializações. 

A FUNIBER continua a afirmar-se como a primeira plataforma universitária de âmbito pan-ibérico e vocação iberófona, estabelecida para a cooperação educacional, cultural e técnico-científica.