EFE, a principal agência de notícias em espanhol e a quarta em nível global, entrevistou o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e de Iberofonia. O encontro ocorreu na Conferência de Ministros da Justiça dos Países de Língua Espanhola e Portuguesa, um evento de grande relevância para a consolidação do Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia, para o qual a FUNIBER foi a instituição convidada.
Na entrevista, o Dr. Durántez Prados aprofunda o conceito de pan-iberismo e analisa a aproximação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Comunidade Ibero-Americana. Além disso, ele destaca esse processo como uma tendência natural baseada na identidade histórica, cultural e linguística comum das nações que compõem esse espaço multinacional.
A perspectiva do Dr. Durántez é essencial para compreender as dinâmicas políticas contemporâneas, bem como os desafios e as oportunidades oferecidos por esse crescente espaço da Iberofonia.