O Dr. Santos Gracia Villar, presidente da Fundación Universitaria Iberoamericana (Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER), está participando de um estudo que propõe um sistema para detetar anomalias nas estradas em tempo real com processamento paralelo de dados, a fim de gerenciar efetivamente o tráfego urbano.
Os Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) são essenciais para gerir eficazmente o tráfego rodoviário, facilitando a otimização e o intercâmbio de informações. Estes sistemas não só melhoram a experiência do utilizador, como também são cruciais para o funcionamento eficiente da rede de transportes. No entanto, com o ambiente de transportes em constante mudança, surgiu um desafio significativo no intercâmbio de dados. O crescimento dos megadados e o aumento do número de intervenientes no ecossistema ITS expuseram limitações que dificultam a resolução eficaz do congestionamento rodoviário.
A diversidade dos veículos e o aumento do seu número complicam esta rede de comunicações. Os problemas de comunicação são amplificados pela variedade e quantidade de dados, enquanto os sistemas em tempo real se tornam indispensáveis para melhorar a eficiência dos STI. Estes desafios multifacetados suscitam preocupações em termos de congestionamento, intersecções mal concebidas e incidentes de transporte, afectando negativamente a infraestrutura rodoviária.
Para fazer face a estes desafios, a emergência de uma gestão eficaz do tráfego apresenta-se como uma solução fundamental, sendo a previsão da densidade do tráfego nas estradas e auto-estradas um ponto fulcral. Para o efeito, o estudo investigou as diferentes unidades das redes ITS e VANET, introduzindo um sistema inovador de previsão de zonas de alto risco. Implementa a arquitetura Lamda no sistema para o adaptar ao tempo real através do processamento contínuo de dados. Esta arquitetura garante a capacidade de resposta rápida do sistema às alterações do tráfego, mantendo a continuidade operacional mesmo em caso de falhas.
Além disso, o SUMO, uma ferramenta de simulação de mobilidade urbana flexível e de código aberto, foi utilizado para recriar cenários complexos de tráfego urbano. Esta ferramenta engloba as interações dinâmicas entre veículos, peões e infra-estruturas urbanas. Para garantir o realismo da simulação, foi implementado um padrão de fluxo de tráfego consistente com as horas de ponta e fora de ponta e meticulosamente calibrado com dados de tráfego reais para melhorar a fiabilidade e a relevância dos resultados. O desempenho em tempo real também foi testado através de simulação envolvendo quatro veículos com pontos de origem e destino semelhantes.
Os resultados experimentais e a análise mostraram que este sistema se destaca por fornecer aos utilizadores rotas seguras para os seus destinos. Não se baseia em previsões de acidentes ou congestionamentos, mas fornece informações em tempo real sobre as condições de tráfego actuais com base na densidade de veículos e no tempo de viagem. Quando detecta uma densidade elevada ou anomalias num determinado troço, o sistema reencaminha os veículos subsequentes para estradas menos congestionadas, assegurando um fluxo de tráfego eficiente.
Para além da sua enorme capacidade de processamento de dados em tempo real em sistemas de transporte inteligentes, graças à integração de tecnologias avançadas de Big Data, a principal força deste sistema reside no seu foco principal na segurança rodoviária. Ou seja, dá prioridade à segurança em detrimento da mera redução do tempo de viagem, melhorando assim significativamente a segurança dos utentes da estrada.
Em conclusão, o estudo contribui para um sistema de deteção de anomalias em tempo real que funciona eficientemente com o processamento paralelo de dados. Desta forma, oferece aos utilizadores rotas mais seguras para chegarem aos seus destinos, tornando o sistema uma ferramenta robusta para uma gestão eficaz do tráfego em estradas e auto-estradas.
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Para ler mais investigações, consulte o repositório UNEATLANTICO. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) promove vários programas de estudo na área de tecnologia, como o Mestrado em Gestão Estratégica em Engenharia de Software. Este programa tem como objetivo formar profissionais dinâmicos, criativos e líderes, capazes de gerenciar projetos empresariais focados no desenvolvimento de sistemas de software.