A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) reafirma seu compromisso com o ensino superior e a cooperação internacional durante sua segunda visita do ano à Guiné Equatorial, o único país africano de língua oficial espanhola. O eixo central dessa visita foi a inauguração de sua nova sede, localizada no Centro Internacional de Pós-graduação da Guiné Equatorial (CIPVE), na cidade de Bata, e a criação da Cátedra Equato-guineense de Estudos Ibero-Africanos. Além disso, foram realizadas atividades institucionais e acadêmicas em Malabo, capital do país, e no continente, nas cidades de Bata e de Oyala.
Abertura da nova sede em Bata
A delegação da FUNIBER, encabeçada por seu presidente, Dr. Santos Gracia Villar, acompanhado pelo diretor de Relações Institucionais, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, visitou a cidade de Bata por ocasião da inauguração da nova sede da Fundação, localizada no CIPVE, onde, por sua vez, está localizada a Faculdade de Humanidades e Ciências Religiosas da Universidade Nacional da Guiné Equatorial (UNGE). Durante essa visita, o Dr. Gracia e o Dr. Durántez conheceram e conversaram com a equipe diretiva e administrativa da nova sede. Em seguida, reuniram-se com o presidente do CIPVE e reitor da Faculdade de Ciências Humanas da UNGE, Dr. Fernando Ignacio Ondo, e com o secretário-geral, Dr. José Luis Mangué Mbá.
Ato institucional e criação da Cátedra Equato-guineense de Estudos Ibero-Africanos
Esses encontros foram seguidos de um ato institucional do qual participaram os diretores da FUNIBER e do CIPVE. Durante o evento, foi constituída formalmente a Cátedra Equato-guineense de Estudos Ibero-Africanos, uma iniciativa conjunta entre o CIPVE, a FUNIBER e a Academia Equato-guineense de Língua Espanhola (AEGLE). Essa cátedra tem como objetivo principal expandir os estudos ibero-americanos para um âmbito pan-ibérico, com uma particular visão africana. Sob a direção do professor Fernando Ignacio Ondo, a cátedra analisará, a partir de disciplinas como história, filologia e cooperação internacional, as contribuições culturais, históricas e linguísticas dos países hispanofalantes e lusófonos. Em reconhecimento ao seu trabalho na criação dessa cátedra, foram outorgadas distinções ao Dr. Santos Gracia Villar e ao Dr. F. Álvaro Durántez Prados.
Cerimônia doutoral
Ao finalizar esse ato, foi realizada uma cerimônia solene na qual os atributos doutorais foram concedidos à professora Consolación Natividad Bindang Mbá Mikue, diretora da Faculdade de Engenharia da UNGE, que recentemente obteve seu doutorado na Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (UNIB), da Rede FUNIBER. Nesse ato protocolar, o presidente da FUNIBER fez a entrega do capelo, marcando um momento emocionante. A jornada foi concluída com um vinho de confraternização.
Visita institucional ao bispo de Bata
Após concluir as atividades no CIPVE, o Dr. Santos Gracia Villar e o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, visitaram a Catedral da cidade para reunirem-se com V. S.a Rev.ma Mons. Juan Matogo Oyana, bispo de Bata. Nesse encontro, caracterizado por um ambiente de respeito e de cordialidade, também participaram os sacerdotes Fernando Ignacio Ondo e José Luis Mangué Mbá, equipe diretiva do CIPVE, que facilitaram a proximidade entre o bispo e a Fundação. Durante a reunião, a FUNIBER obsequiou a V. S.a Rev.ma Mons. Matogo Oyana um exemplar do livro Iberofonía y Paniberismo: Definición y articulación del mundo ibérico, de autoria do Dr. Durántez.
Visita à Universidade Afro-Americana da África Central (AAUCA)
Posteriormente, na cidade de Oyala, no interior da região continental, a delegação da FUNIBER visitou a Universidade Afro-Americana da África Central (AAUCA), onde foi recebida pelo Dr. Paulo Speller, magnífico reitor da universidade. Durante o encontro, foram analisados os programas de auxílio e de bolsas de estudos orientados à formação de professores mediante cursos de pós-graduação e doutorado a distância. De igual maneira, foram exploradas novas áreas de colaboração, como a pesquisa conjunta, o intercâmbio de professores e a organização de congressos.
Reconhecimento acadêmico em Malabo
Em Malabo, na ilha de Bioko, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados foi reconhecido como acadêmico pesquisador colaborador da Academia Equato-guineense de Língua Espanhola (AEGLE), em uma cerimônia na qual seu presidente, Sr. Agustín Nze, entregou-lhe seu certificado acadêmico. Esse reconhecimento deve-se às contribuições acadêmicas e científicas do Dr. Durántez, doutor em Ciência Política e impulsor do conceito de pan-iberismo e iberofonia, que propugna a articulação de um espaço multinacional de países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes.
Encontro com o ministro da Educação
Por fim, o Dr. Durántez também manteve uma reunião com o ministro de Estado da Educação, Ciência, Educação Profissional e Esportes, Sr. Clemente Engonga Nguema Onguene. Durante o encontro, foi destacada a importância de fortalecer o idioma espanhol na Guiné Equatorial e a identidade hispânica do país. Além disso, dialogou-se sobre as oportunidades oferecidas pelos programas de bolsas de estudo da FUNIBER para a formação de egressos universitários equato-guineenses, com o objetivo, de igual maneira, de contribuir para o fortalecimento do corpo docente das universidades locais.
Com a inauguração de sua nova sede e as visitas a diferentes instituições da Guiné Equatorial, a FUNIBER reforça seu papel de ponte entre continentes, culturas e línguas, impulsando iniciativas que promovem o desenvolvimento acadêmico e a cooperação internacional.