A coleção “O Enterro do Conde de Orgaz e a Flauta Dupla” encerra sua turnê por Angola com uma exposição final em Luanda

A coleção “O Enterro do Conde de Orgaz e a Flauta Dupla” encerra sua turnê por Angola com uma exposição final em Luanda

Obra Cultural da FUNIBER e a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), em colaboração com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Embaixada da Espanha em Angola, o Banco Nacional de Angola (BNA), a empresa de transporte AJS e com o patrocínio da ENSA Seguros de Angola, inaugurou na quinta-feira, 30 de janeiro, a exposição de litografias e gravuras de Pablo Picasso “O Enterro do Conde de Orgaz e a Flauta Dupla” (“El entierro del Conde de Orgaz y la Flauta Doble”) no Museu da Casa da Moeda, em Luanda (Angola).

Essa exposição, que permanecerá aberta até 28 de fevereiro, marca o fim da turnê da coleção pelo país, tendo sido exibida anteriormente em Luanda, Lubango, Benguela, Huambo e Cuito.

A Orquestra Clássica Yetu animou os convidados do evento. O Sr. Sérgio Rodrigues, mestre de cerimônias, foi o responsável pela abertura do evento. Posteriormente, discursaram Mário Mota Lemos, presidente do Conselho Executivo da ENSA, o Sr. Manuel Lejarreta, embaixador da Espanha em Angola, e o Dr. José Amaro, diretor da sede da FUNIBER em Angola. Também estiveram presentes o Dr. Domingos Pedro, vice-governador do Banco Nacional de Angola, e a Dra. Filomena Manjata, presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Em seu discurso, o Dr. José Amaro reafirmou o compromisso da FUNIBER com a promoção da cultura, do desenvolvimento e do crescimento econômico na área ibero-americana, com especial atenção a Angola. Destacou, de igual maneira, a importância da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que em apenas três anos já ocupa o segundo lugar no ranking das universidades do país, oferecendo educação de qualidade a milhares de estudantes angolanos e de outras nacionalidades. Além disso, salientou o impacto positivo da instituição no desenvolvimento da província de Bié e, em particular, da cidade de Cuito.

O Sr. Manuel Lejarreta, como exemplo do gênio de Pablo Picasso, citou sua frase “quando eu era criança, podia desenhar como Rafael, mas levei uma vida inteira para pintar como uma criança”.

Uma das coleções, “O Enterro do Conde de Orgaz”, surgiu como parte visual de um experimento de escrita automática surrealista de Picasso em um manuscrito espanhol de 1957 e de 1958, e uma proposta do poeta Rafael Alberti na forma de um texto poético elogiando a criatividade de Picasso. Na coleção “A Flauta Dupla”, por sua vez, Picasso cultiva o nu acadêmico, sem mostrar órgãos sexuais masculinos ou femininos, com notável realismo, mas também recriando personagens da mitologia greco-romana, como o fauno, o minotauro e o deus Baco.

Essa atividade enquadra-se na colaboração cultural da Cooperação Espanhola mediante a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que há mais de uma década é referência no intercâmbio cultural entre os dois países, com o objetivo evidente de apoiar o desenvolvimento cultural como uma ferramenta fundamental para a educação.