A Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO está a organizar uma dupla exposição dos artistas Miró e Dalí em Portugal

A Obra Cultural da FUNIBER e da UNEATLANTICO está a organizar uma dupla exposição dos artistas Miró e Dalí em Portugal

Obra Cultural da FUNIBER e da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) inauguram esta quinta-feira, 15 de maio, em Lisboa (Portugal) as exposições “A vida é sonho” e “A Melodia Ácida dos artistas Salvador Dalí e Joan Miró, com o apoio da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), do Grupo Autónomo e do Instituto Cervantes.

O objetivo desta dupla exposição é promover um diálogo enriquecedor entre a arte e o público, numa proposta itinerante, que terá lugar no Palácio dos Condes de Redondo, sede da UAL, e, do outro lado da rua (Santa Marta), no Instituto Cervantes. Esta exposição enriquecerá o conhecimento do movimento surrealista espanhol e contribuirá para o enriquecimento da comunidade escolar que estará em contacto com a obra destes dois artistas.

A cerimónia de inauguração da exposição, que estará aberta ao público até 31 de julho, contará com a presença de António de Lencastre Bernardo, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Autónoma, Richard Bueno Hudson, Diretor do Instituto Cervantes, e F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER. Haverá também uma conferência de Federico Fernández, diretor da Obra Cultural da FUNIBER, e uma mesa redonda, moderada por Nancy Gomes, diretora da FUNIBER em Portugal e professora do Departamento de Relações Internacionais da UAL.

Às 17 horas, será inaugurada a coleção “A vida é um sonho”, composta por 28 gravuras de Salvador Dalí inspiradas na obra de Calderón de la Barca. Trata-se de gravuras clássicas de grande qualidade, a cores, a preto e branco e a sépia, realizadas por Dalí para ilustrar a visão particular do pintor sobre a peça “A vida é sonho”, representada pela primeira vez em 1635. Nesta peça, Calderón de la Barca propõe uma reelaboração de uma série de narrativas da tradição oriental e ocidental sobre o poder de influência dos horóscopos e a relação entre a vida e o sono.

A coleção “La Mélodie Acide” será inaugurada às 17h30m. Trata-se de uma coleção de 14 litografias que o pintor Joan Miró realizou em 1980 para o livro “La Mélodie Acide” de Patrick Walberg, escritor dedicado aos pintores surrealistas e autor de vários textos sobre Miró. Nesta série, Miró cria um divertido jogo de formas e cores, que parecem dançar ao ritmo de uma música imaginária. A exposição “é concreta, rara e específica”, destaca Federico Fernández Diez, curador da Obra Cultural da FUNIBER

Esta exposição é realizada graças à recente assinatura de um convénio entre a FUNIBER, a Cooperativa de Ensino Universitário (CEU-UAL) e o Instituto Cervantes. Neste acordo, as partes comprometeram-se a colaborar na organização de actividades culturais, tais como exposições de arte e projectos de interesse comum. Este acordo reforça os laços culturais e académicos entre as instituições participantes, abrindo um espaço para o planeamento de futuras exposições.