A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participou, no dia 17 de junho, de uma reunião em Bruxelas (Bélgica) com funcionários da União Europeia para fazer um balanço dos três primeiros anos de trabalho das Teacher Academies, incluindo o projeto DigitalTA (2022-2025).
O objetivo das Academias de Formação do Professorado é fomentar parcerias europeias entre instituições de formação de professores e provedores de formação, promovendo uma perspectiva europeia e internacional na formação de docentes. Essa missão está alinhada com as prioridades da UE e apoia os objetivos mais amplos da Espaço Europeu de Educação (EEE).
O Grupo Verian (PPMI) foi o órgão encarregado de avaliar o progresso das Academias e desenvolver um relatório de avaliação. Esse relatório foi o foco de uma oficina de validação realizada para revisar e refinar as conclusões do PPMI. A avaliação reconheceu os pontos fortes da iniciativa e ofereceu recomendações construtivas para seu aprimoramento. O relatório avaliou os resultados das academias de professores Erasmus+ das convocatórias de 2021 e 2022 usando uma ampla abordagem de métodos mistos. Essa metodologia incluiu uma combinação de ferramentas qualitativas e quantitativas, como pesquisas, entrevistas e pesquisa documental sistemática.
Os resultados revelaram que as academias de professores representam uma iniciativa emblemática dinâmica que expandiu significativamente as oportunidades de formação e capacitação transnacional de professores de alta qualidade. As academias também desempenharam um papel fundamental no avanço da agenda da EEE para os educadores, apesar de operarem em um cenário político e operacional complexo. A avaliação produziu sete recomendações importantes para melhorar o impacto das Academias. Uma das principais recomendações foi a necessidade de maior colaboração entre as Academias e o desenvolvimento de uma plataforma centralizada de recursos para reduzir a duplicação, melhorar a acessibilidade e garantir a utilidade a longo prazo.
O relatório destaca que as Academias superaram seus objetivos iniciais. Os participantes expressaram um alto grau de satisfação com a iniciativa, sendo que 75% classificaram sua experiência como muito benéfica. Os dados da pesquisa também mostraram que 84% dos participantes consideraram que as Academias influenciaram diretamente suas práticas docentes diárias. Além disso, 57% afirmaram que sua participação influenciou positivamente em sua decisão de permanecer na profissão de professor. A iniciativa promoveu a aprendizagem profissional e a inovação pedagógica entre os formadores de professores em toda a Europa.
Após a sessão de validação, os participantes discutiram as recomendações do relatório em pequenos grupos. Essas discussões se concentraram em estratégias para melhorar a comunicação e a conectividade entre as diferentes Academias.
A sessão final da oficina foi conduzida por Ulrike Storost, da Diretoria-Geral de Educação, Juventude, Esporte e Cultura (DG EAC) da Comissão Europeia. Storost, autora do código das Academias de Professores e responsável por relatar os resultados à UE, compartilhou suas ideias sobre como melhorar a coordenação entre as Academias em consonância com a Agenda Europeia para Professores e Formadores. Enfatizou a importância de usar as Academias como uma ferramenta para fortalecer as oportunidades de desenvolvimento profissional dos educadores, uma visão que já está impulsionando iniciativas como a DigitalTA. Garantir a sustentabilidade a longo prazo da plataforma DigitalTA continua sendo uma prioridade absoluta.
Em conclusão, as academias de professores Erasmus+ tiveram um impacto substancial no desenvolvimento profissional de professores recém-titulados de toda a Europa. As Academias não só estão atingindo seus objetivos, como também estão superando as expectativas e continuando a evoluir. Em particular, a DigitalTA tem sido fundamental no apoio ao bem-estar mental dos professores em início de carreira. O relatório analisou especificamente o papel da DigitalTA na melhoria das taxas de retenção do professorado na UE. A oficina ofereceu informações valiosas sobre como as Academias podem se tornar mais centralizadas, mais inclusivas e mais acessíveis em todos as línguas europeias.

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