Projeto DigitalTA, liderado por FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico, premiado na cerimônia dos Triple E Awards

Projeto DigitalTA, liderado por FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico, premiado na cerimônia dos Triple E Awards

O projeto “Digital Academy in Teaching Practice for a Seamless Transition from Pre-Service to In-Service”, liderado pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e no qual também participou a FUNIBER com outras instituições europeias, recebeu o terceiro prêmio de Projeto do Ano da União Europeia, avaliado por um júri internacional, além de o primeiro lugar nas votações em redes sociais, nos prestigiosos Triple E Awards da ACEEU, em uma cerimônia realizada em Praga, República Tcheca, no dia 12 de setembro. 

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que pertence à rede de universidades da FUNIBER, também foi premiada na categoria Campus do Futuro.

A cerimônia, celebrada no Castelo de Praga, contou com a presença de Dr. Thomas Prola, co-líder do projeto DigitalTA, e de Dra. Carmen Lilí Rodríguez, vice-reitora para os Assuntos Acadêmicos da UNIC.

O projeto DigitalTA finalizou em junho de 2025, mas continuará seu trabalho com o lançamento do Programa de Bem-Estar Docente, que iniciará em outubro de 2025, coincidindo com o Dia Internacional do Professor. Esse programa resulta do acordo de colaboração entre a Universidad Europea del Atlántico e a área de Ação Social da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), bem como os parceiros do projeto Digital Teacher Academy, e terá duração de três anos. É uma abordagem integral centrada na atenção profissional para aumentar o bem-estar docente e reduzir a evasão dos profissionais do setor.

A cerimônia de entrega de prêmios foi realizada na conjuntura do fórum: “Excelência no Ensino Superior no Século XXI: Cultivando Sinergias entre Propósito, Estratégia e Cultura para Impulsionar o Empreendedorismo, a Inovação e o Impacto”. Com as palavras de boas-vindas de Prof. Dr. Thorsten Kliewe, presidente da ACEEU, e de Prof. Dr. Michal Lošťák, docente da Universidade Tcheca de Ciências da Vida (Czech University of Life Sciences), deu início a dois dias de intercâmbio sobre empreendedorismo, engajamento e impacto social, com a presença de 100 pessoas de todos os continentes, do âmbito acadêmico, mas também profissionais, estudantes e empreendedores. 

As jornadas se concentraram em explorar as experiências das universidades finalistas dos prêmios. Contaram com palestras de especialistas e acadêmicos renomados. A reflexão apontou para a transformação do espaço universitário em tempos de IA, como um espaço de reflexão crítica que possa oferecer aos(às) estudantes um ambiente seguro para a conversão do conhecimento em ações significativas.

A ideia de empreendedorismo vai além de criar condições de comercialização ou pensar no plano de negócios: relaciona-se ao compromisso social. Nesse sentido, a ACEEU lançou nos últimos anos outra acreditação para as universidades: o selo da universidade comprometida com a sociedade. A partir de ações significativas os(as) estudantes ganhariam, na universidade do futuro, um espaço de experimentação seguro no qual poderiam criar produtos em pequena escala para, posteriormente, desenvolver capacidades em conexão com o ecossistema de aprendizagem, como afirma a Dra. Meena Galliara, diretora do Centro Jasani de Empreendedorismo Social e Gestão da Sustentabilidade do Instituto Narsee Monjee de Estudos de Gestão (NMIMS), em Mumbai, Índia.

Nesse sentido, a transformação da universidade busca converter o espaço de aprendizagem em um local de criatividade e construção reflexiva evidentemente focado nas necessidades sociais. O discurso de Julieth Lizcano-Prada, da Universidade de Magdalena (Universidad de Magdalena, Colômbia) apontou a necessidade de passar do modelo inflexível e direcionado desde a academia para a cocriação de soluções com as comunidades: “As universidades devem ser a voz que guia a sociedade, com a sociedade. Precisamos construir confiança e sentido de pertencimento com as comunidades próximas”, resumiu no painel final Dra. Nik Maheran, da Universidade de Kelantan Malaysia (University of Kelantan Malaysia).

Os prêmios são organizados todos os anos pelo Conselho de Acreditação para Universidades Empreendedoras e Engajadas (ACEEU). Com sede em Münster, Alemanha, a ACEEU é a principal provedora de garantia de qualidade para o empreendedorismo e a participação no ensino superior.