Universidade Internacional do Cuanza, promovida pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico, recebe prêmio internacional na categoria “Campus do Futuro”

Universidade Internacional do Cuanza, promovida pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico, recebe prêmio internacional na categoria “Campus do Futuro”

A Universidade Internacional de Cuanza (UNIC) foi premiada recentemente na categoria “Campus do Futuro” durante a cerimônia do Triple E Awards, da ACEEU, celebrada em Praga, na República Tcheca.

A cerimônia, que ocorreu no Castelo de Praga, contou com a presença de Dra. Carmen Lilí Rodríguez, vice-reitora para os Assuntos Acadêmicos da UNIC.

Além de seu reconhecimento internacional, a UNIC tem se destacado por seu papel transformador no contexto angolano. Em uma entrevista concedida durante o evento, Dra. Carmen Lilí Rodríguez compartilhou diversas reflexões sobre o impacto simbólico e real da universidade na região.

“Há apenas alguns anos, os terrenos em que nossa universidade se encontra agora eram um campo minado. Hoje, sobre essa base de dor, construímos um campus que é sinônimo de esperança, reconstrução e futuro. Nosso compromisso tem sido claro: oferecer uma educação de qualidade, integrar a sustentabilidade em cada espaço e promover a inclusão de todos os nossos estudantes, independentemente de sua origem ou situação”, enfatizou Dra. Rodríguez.

De igual modo, destacou que o campus da UNIC é mais do que um espaço de ensino: é um centro de serviço comunitário, inovação tecnológica e cuidado ambiental. A universidade colabora ativamente com organizações locais para promover o desenvolvimento sustentável e formar uma nova geração de profissionais comprometidos com a reconstrução do país.

Os prêmios são organizados anualmente pelo Conselho de Acreditação para Universidades Empreendedoras e Engajadas (ACEEU). Com sede em Münster, na Alemanha, a ACEEU é a principal provedora de garantia de qualidade para o empreendedorismo e ao compromisso no ensino superior.

A cerimônia de premiação ocorreu no contexto do fórum “Excelência no ensino superior no século 21: cultivando sinergias entre propósito, estratégia e cultura para impulsionar o empreendedorismo, a inovação e o impacto”. Com as palavras de boas-vindas de Prof. Dr. Thorsten Kliewe, presidente da ACEEU, e de Prof. Dr. Michal Lošťák, docente da Universidade Tcheca de Ciências da Vida (Czech University of Life Sciences), iniciaram-se dois dias de intercâmbio sobre empreendedorismo, engajamento e impacto social, com a presença de 100 pessoas de todos os continentes, do âmbito acadêmico, mas também profissionais, estudantes e empreendedores.