A UNEATLANTICO apresenta o seu novo Mestrado Universitário em Engenharia Industrial

A UNEATLANTICO apresenta o seu novo Mestrado Universitário em Engenharia Industrial

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), instituição que faz parte da Rede Académica Internacional da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), apresentou o seu novo Mestrado Universitário em Engenharia Industrial. Trata-se de um programa de pós-graduação concebido para formar profissionais capazes de abordar de forma integral a conceção, a gestão e a implementação de projetos e instalações industriais.

O programa é ministrado em regime presencial e está regulamentado em Espanha pela Portaria CIN/311/2009, que habilita ao exercício da profissão de engenheiro industrial.

Durante a apresentação aos novos estudantes, o coordenador do Mestrado Universitário em Engenharia Industrial, Jorge Crespo, destacou o caráter eminentemente prático do programa e a sua orientação para a integração dos alunos no mercado de trabalho. Crespo salientou que um dos principais objetivos é que a formação proporcione aos estudantes «uma base e as competências necessárias para que, quando entrarem no mercado, sejam verdadeiramente competentes na indústria», colocando especial ênfase nos estágios e no contacto direto com o ambiente profissional.

Neste sentido, sublinhou que «a educação faz mais sentido se o esforço for rentabilizado» e explicou que o programa procura que os conhecimentos adquiridos tenham uma aplicação real e contribuam para melhorar as oportunidades profissionais dos estudantes. Além disso, destacou o envolvimento do corpo docente e a sua ligação com o setor empresarial, bem como a possibilidade de os alunos estabelecerem laços profissionais com as empresas onde realizam os seus estágios.

Durante o encontro, Crespo apresentou também outras atividades da UNEATLANTICO relacionadas com a internacionalização, a ação social e a ação climática, além de explicar aspetos organizacionais do mestrado, como o planeamento e os horários.

Um mestrado adaptado aos novos desafios industriais

Durante a apresentação, foi também detalhada a estrutura do mestrado, que conta com 120 créditos ECTS distribuídos por quatro semestres. A formação prepara os estudantes para gerir uma fábrica ou instalação industrial nas suas diferentes fases, desde a conceção até ao seu funcionamento.

Entre os conteúdos do programa encontram-se a eficiência energética e elétrica, a construção, a organização da produção, a climatização industrial e as redes TIC. Foram também apresentadas outras áreas relacionadas com a evolução do setor, como a automatização de processos, a robótica, a fabricação flexível, a logística, a inovação, a gestão ambiental e os projetos BIM.

Além disso, foi destacada a dimensão internacional do mestrado, que oferece uma dupla titulação. Os estudantes poderão obter o Mestrado Universitário em Engenharia Industrial pela UNEATLANTICO e o Mestrado em Engenharia Industrial pela Universidad Internacional Iberoamericana de México (Universidade Internacional Ibero-americana do México, UNINI México), ambas as instituições integradas na Rede Universitária Internacional da FUNIBER.

O programa visa que os conhecimentos adquiridos tenham uma aplicação prática e contribuam para melhorar as oportunidades profissionais dos estudantes.

Formação prática e ligação com o setor

Outro dos aspetos apresentados foi a ligação do programa ao meio profissional. O mestrado inclui um Workshop Internacional em Santander, concebido como um espaço para conhecer casos de sucesso, atualizar conhecimentos e partilhar experiências com profissionais do setor industrial.

A apresentação também destacou as possibilidades de formação prática em empresas e consultoras ligadas à engenharia industrial durante a fase final do programa. A isto acrescenta-se a realização de um Trabalho Final de Mestrado de caráter aplicado.

Neste sentido, as pessoas interessadas em frequentar o Mestrado Universitário em Engenharia Industrial podem candidatar-se a uma bolsa de estudo através da FUNIBER, utilizando o seguinte link. A Fundação acompanha os interessados durante o processo de candidatura e orientação académica, enquanto as universidades da Rede são responsáveis pela ministração dos programas, pela avaliação académica e pela emissão dos respetivos diplomas.

A integração do programa na oferta académica associada à Rede Universitária Internacional da FUNIBER reforça, igualmente, as oportunidades de acesso a uma formação universitária especializada com dimensão internacional. Desta forma, a colaboração entre as instituições contribui para gerar novas oportunidades para profissionais que procuram alargar as suas competências e preparar-se para os desafios tecnológicos, produtivos e de gestão que a indústria contemporânea coloca.