A Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) felicita o mestre Dr. José Manuel Gil de Gálvez, que recebeu a distinção honorífica de «filho adotivo» por parte da Câmara Municipal de Nigüelas, em Granada, Espanha. A deliberação, aprovada por unanimidade pela assembleia municipal, reconhece a sua trajetória artística e a sua estreita e duradoura ligação cultural e musical com este município do Vale de Lecrín.
Esta nomeação representa a máxima distinção honorífica concedida pelas câmaras municipais espanholas a pessoas que, sem terem nascido na localidade, se destacaram pelos seus méritos pessoais ou pelos serviços prestados em benefício da comunidade. Neste caso, o reconhecimento valoriza mais de duas décadas de presença ativa, empenho e trabalho cultural desenvolvido em Nigüelas, onde a música se tornou um elemento de identidade partilhada.
Máxima distinção municipal
O reconhecimento homenageia o intenso trabalho cultural impulsionado por Gil de Gálvez, que contribuiu para o desenvolvimento e a divulgação da música no município através da sua participação contínua em iniciativas que transformaram esta localidade num espaço de referência para a música de câmara e clássica.
Como maestro e violinista, participou ativamente em inúmeros concertos realizados no município, entre os quais os recitais apresentados juntamente com o Concerto Málaga na igreja de São João Batista, um dos espaços mais emblemáticos da vida cultural local. Além disso, dirige o Ciclo de Concertos do Vale de Lecrín, uma iniciativa que mantém viva a atividade musical ao longo de todo o ano e promove o nome de Nigüelas a par de outras localidades da região.

Duas décadas de música partilhada
Neste contexto geral de colaboração insere-se também a Semana Internacional da Música de Câmara Espanhola (FIAPMSE), criada em 2005 por iniciativa da Fundação Hispania Música, tendo Gil de Gálvez assumido o cargo de diretor artístico desde o início. Concebido inicialmente como um projeto itinerante, o festival encontrou em Nigüelas um acolhimento excecional e decidiu estabelecer ali a sua sede permanente, onde, em 2026, celebrou a sua XXII.ª edição com concertos diários, aulas magistrais e seminários.
A continuidade deste evento, aliada ao trabalho pedagógico desenvolvido com jovens músicos, tem favorecido um intercâmbio constante entre artistas, estudantes e habitantes. Longe de ser uma presença pontual, construiu-se uma relação de confiança e proximidade que explica o carinho com que a vila tem respondido a esta proposta cultural.

Reconhecimento partilhado e futuro
Juntamente com o Maestro Gil de Gálvez, foram reconhecidos Marina Picazo Gutiérrez e Carlos Picazo Gutiérrez como Filha e Filho Predilectos, respetivamente. Da mesma forma, Alejandro Manzano Prieto, Juan Pablo Gamarro Martínez e Jimena Gil Picazo receberam a distinção de Filhos e Filha Adotivos de Nigüelas.
A trajetória artística e formativa de Gil de Gálvez está também ligada ao trabalho da Obra Cultural da FUNIBER, no âmbito das diversas iniciativas musicais e culturais em que o maestro participa. Através desta colaboração, a Fundação tem acompanhado parte da sua atividade artística e pedagógica, em consonância com o seu compromisso com a promoção da cultura, da música e da divulgação do conhecimento.
Neste contexto, e por ocasião do Dia Internacional da Música, nós, da FUNIBER, associamo-nos a esta merecida homenagem e celebramos a distinção concedida ao maestro Gil de Gálvez, que valoriza uma trajetória marcada pela excelência interpretativa, pela liderança artística e pela vocação formativa. A sua nomeação como Filho Adotivo de Nigüelas reflete igualmente a importância dos laços duradouros entre cultura, educação e território, princípios que a Fundação partilha e promove através da sua Rede Universitária Internacional e da sua Obra Cultural, a partir da qual impulsiona iniciativas relacionadas com a música, a arte e a divulgação do conhecimento.