FUNIBER e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa fortalecem a cooperação institucional, em Lisboa

FUNIBER e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa fortalecem a cooperação institucional, em Lisboa
O Presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia (à esquerda), e o Secretário Executivo da CPLP, Dr. Zacarias da Costa, se reúnem após a assinatura do protocolo de cooperação entre as duas instituições.

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinam um protocolo geral de cooperação por ocasião das atividades comemorativas do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

No dia 21 de maio, o presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia Villar, e o secretário executivo da CPLP, Dr. Zacarias da Costa, assinaram um Protocolo Geral de Cooperação focado nos âmbitos da educação superior, da ciência e da cultura, visando a promoção do desenvolvimento econômico dos países da CPLP, e impulsionando, de igual modo, uma maior colaboração com o conjunto de nações de língua espanhola. Ao determinar os objetivos específicos do acordo concluído, considerou-se particularmente o que foi estabelecido no Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior da CPLP. 

Esse acordo assume um significado especial para a cooperação educacional e cultural entre os países hispanofalantes e lusófonos, já que a CPLP é oficialmente o órgão intergovernamental máximo que reúne os Estados de língua portuguesa; e a FUNIBER representa a primeira plataforma universitária mundial no campo da Iberofonia, que compreende a totalidade das nações e sociedades de língua espanhola e portuguesa dos diferentes continentes. O Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia reflete basicamente a soma da Comunidade Ibero-Americana de Nações e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No seu discurso, o Dr. Gracia Villar fez uma descrição geral do significado da cooperação no âmbito multinacional da Iberofonia, já que o português e o espanhol são os únicos idiomas internacionais reciprocamente compreensíveis em linhas gerais. Além disso, destacou uma série de elementos que unem os povos de língua espanhola e portuguesa, em particular “a miscigenação, os valores, a experiência histórica e o desejo de progredir e avançar juntos”. 

O Dr. Gracia, de nacionalidade espanhola, destacou o compromisso da FUNIBER com esse objetivo e deu como exemplo a Universidade Internacional do Cuanza, UNIC, em Angola, como “a única universidade no continente africano cujos idiomas veiculares são o português e o espanhol”, assim como a Universidad Internacional Iberoamericana de Puerto Rico (Universidade Internacional Iberoamericana de Porto Rico), UNIB, “a única universidade do sistema dos Estados Unidos da América cujos idiomas veiculares são o espanhol e o português”. Tanto a UNIC quanto a UNIB são universidades da Rede FUNIBER.  Por sua vez, o Dr. Da Costa, natural de Timor Leste, nação asiática de língua portuguesa, também destacou o benefício geral de promover uma maior cooperação entre as sociedades de ambos os idiomas.  

O acordo celebrado entre a CPLP e a FUNIBER culmina numa série de contatos institucionais iniciados entre ambas as organizações por ocasião da XXVIII Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y de Gobierno (XXVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo), realizada em Santo Domingo, República Dominicana, em março de 2023 e continuaram com visitas à sede de Lisboa da CPLP por parte do diretor de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, e da diretora da Delegação da FUNIBER em Portugal, Professora Dra. Nancy Ferreira Gomes, assim como do presidente da FUNIBER, Dr. Santos Gracia.  

A ocasião escolhida para a formalização do Protocolo de Cooperação entre ambas as instituições — no marco das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa e do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, num dia dedicado à contribuição dos observadores consultivos da CPLP — ilustra a importância atribuída a este acordo de colaboração interinstitucional.

O Secretário Executivo da CPLP e o Presidente da FUNIBER assinam o protocolo de cooperação com a assistência do Dr. João Boaventura Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP.