FUNIBER promove a cooperação hispanofalante e lusófona entre Guiné Equatorial e Angola

FUNIBER promove a cooperação hispanofalante e lusófona entre Guiné Equatorial e Angola

Em um evento sem precedentes de cooperação horizontal entre Estados ibero-africanos de distintas tradições linguísticas, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) promoveu a consolidação de uma ponte acadêmica entre a República da Guiné Equatorial e a República de Angola. Esse marco se materializou com a seleção de dois docentes equato-guineenses para assumir cargos de professores de língua espanhola na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada em Cuíto, Angola, e pertencente à Rede Universitária Internacional da FUNIBER. Essa iniciativa se enquadra no convênio firmado em junho de 2024, na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), na Espanha, que estabelece a colaboração entre a FUNIBER, a UNEATLANTICO e o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial (CIPVE) para fortalecer o ensino do espanhol e a mobilidade acadêmica de docentes.

Os professores selecionados farão parte do corpo docente da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a primeira universidade africana de vocação iberófona e pan-ibérica. Essa iniciativa fortalece os laços entre Angola, o principal país ibero-africano de língua portuguesa, e Guiné Equatorial, o único Estado do continente africano que tem o espanhol como língua oficial, contribuindo, assim, para a construção de um espaço acadêmico comum.

Essa ação, reforçada durante um ato celebrado em março deste ano na Embaixada da Guiné Equatorial em Madri, na qual a oferta foi formalmente apresentada, põe em destaque o compromisso da Fundação com a capacitação e a mobilidade acadêmica de docentes especializados na língua espanhola. No mesmo evento, também foi assinada uma declaração de intenções com a Fundação Constancia Mangue Nsue Okomo (FCMNO). O Sr. Silvano Obiang Obama, graduado em Análise e Crítica de Textos, e o Sr. Pablo Domingo Mba Miki Nnomo, graduado em Humanidades, foram selecionados para lecionar na UNIC e, em virtude dessa colaboração, lhes foi concedida uma bolsa de estudos para cursar o Mestrado em Linguística Aplicada de Espanhol como Língua Estrangeira durante o biênio de seu exercício docente acadêmico. Este programa, ministrado na modalidade à distância pela UNEATLANTICO, instituição pertencente à Rede Universitária Internacional da FUNIBER e acreditada pelo Instituto Cervantes, cumpre com os mais altos padrões de ensino do espanhol como língua estrangeira.

Cerimônia de despedida na sede do CIPVE em Bata, em homenagem aos docentes equato-guineenses que lecionarão na UNIC, presidida por Dr. Fernando Ignacio Ondo e por Dr. Pedro Bayeme Bituga.

Com vistas ao início do novo ano letivo, os novos professores viajaram para a cidade de Cuíto, em Bié, Angola, no dia 27 de agosto. Em reconhecimento ao seu trabalho futuro e ao esforço coordenado das instituições envolvidas, foi celebrado um evento de despedida na sede do CIPVE, em Bata. O evento foi presidido por Dr. Fernando Ignacio Ondo, presidente dessa instituição e diretor da Cátedra Equato-guineense de Estudos Ibero-Africanos, além de diretor da Faculdade de Humanidades e Ciências Religiosas da Universidade Nacional da Guiné Equatorial (UNGE), acompanhado por Dr. Pedro Bayeme Bituga, representante do CIPVE. 

Este projeto constitui uma expressão tangível da vocação da FUNIBER para promover o espanhol e o português no mundo e consolidar um espaço multinacional de nações hispanofalantes e lusófonas. Além desses esforços, há outras iniciativas de alto nível institucional, como o encontro realizado em junho com a Sra. Susana Sumelzo Jordán, secretária de Estado para Ibero-América e o Espanhol no Mundo do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, cujo objetivo foi explorar novas vias de colaboração no âmbito da projeção internacional do espanhol, com especial atenção à África lusófona.

Da mesma forma, em maio passado, um grupo de representantes da FUNIBER se reuniu com a embaixadora do Brasil Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de Estado de América Latina e Caribe, durante a qual foram apresentadas a visão e o alcance global da instituição, centrados na integração e consolidação de um espaço pan-ibérico ou da iberofonia. Neste contexto, se acordou uma visita de representantes da FUNIBER ao Brasil para apresentar essa abordagem e explorar alianças estratégicas em diálogo com autoridades brasileiras de alto nível.

Tudo isso confirma o papel da FUNIBER como a “primeira plataforma universitária com vocação pan-ibérica”.

Recepção dos docentes equato-guineenses em Luanda, Angola. Da esquerda para a direita: representante da Embaixada da Guiné Equatorial, o reitor da UNIC, Carlos Jélvez Martínez, e os professores Silvano Obiang Obama e Pablo Domingo Mba Miki Nnomo.