Em um evento sem precedentes de cooperação horizontal entre Estados ibero-africanos de distintas tradições linguísticas, a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) promoveu a consolidação de uma ponte acadêmica entre a República da Guiné Equatorial e a República de Angola. Esse marco se materializou com a seleção de dois docentes equato-guineenses para assumir cargos de professores de língua espanhola na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada em Cuíto, Angola, e pertencente à Rede Universitária Internacional da FUNIBER. Essa iniciativa se enquadra no convênio firmado em junho de 2024, na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), na Espanha, que estabelece a colaboração entre a FUNIBER, a UNEATLANTICO e o Centro Internacional de Pós-Graduação da Guiné Equatorial (CIPVE) para fortalecer o ensino do espanhol e a mobilidade acadêmica de docentes.
Os professores selecionados farão parte do corpo docente da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a primeira universidade africana de vocação iberófona e pan-ibérica. Essa iniciativa fortalece os laços entre Angola, o principal país ibero-africano de língua portuguesa, e Guiné Equatorial, o único Estado do continente africano que tem o espanhol como língua oficial, contribuindo, assim, para a construção de um espaço acadêmico comum.
Essa ação, reforçada durante um ato celebrado em março deste ano na Embaixada da Guiné Equatorial em Madri, na qual a oferta foi formalmente apresentada, põe em destaque o compromisso da Fundação com a capacitação e a mobilidade acadêmica de docentes especializados na língua espanhola. No mesmo evento, também foi assinada uma declaração de intenções com a Fundação Constancia Mangue Nsue Okomo (FCMNO). O Sr. Silvano Obiang Obama, graduado em Análise e Crítica de Textos, e o Sr. Pablo Domingo Mba Miki Nnomo, graduado em Humanidades, foram selecionados para lecionar na UNIC e, em virtude dessa colaboração, lhes foi concedida uma bolsa de estudos para cursar o Mestrado em Linguística Aplicada de Espanhol como Língua Estrangeira durante o biênio de seu exercício docente acadêmico. Este programa, ministrado na modalidade à distância pela UNEATLANTICO, instituição pertencente à Rede Universitária Internacional da FUNIBER e acreditada pelo Instituto Cervantes, cumpre com os mais altos padrões de ensino do espanhol como língua estrangeira.

Com vistas ao início do novo ano letivo, os novos professores viajaram para a cidade de Cuíto, em Bié, Angola, no dia 27 de agosto. Em reconhecimento ao seu trabalho futuro e ao esforço coordenado das instituições envolvidas, foi celebrado um evento de despedida na sede do CIPVE, em Bata. O evento foi presidido por Dr. Fernando Ignacio Ondo, presidente dessa instituição e diretor da Cátedra Equato-guineense de Estudos Ibero-Africanos, além de diretor da Faculdade de Humanidades e Ciências Religiosas da Universidade Nacional da Guiné Equatorial (UNGE), acompanhado por Dr. Pedro Bayeme Bituga, representante do CIPVE.
Este projeto constitui uma expressão tangível da vocação da FUNIBER para promover o espanhol e o português no mundo e consolidar um espaço multinacional de nações hispanofalantes e lusófonas. Além desses esforços, há outras iniciativas de alto nível institucional, como o encontro realizado em junho com a Sra. Susana Sumelzo Jordán, secretária de Estado para Ibero-América e o Espanhol no Mundo do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, cujo objetivo foi explorar novas vias de colaboração no âmbito da projeção internacional do espanhol, com especial atenção à África lusófona.
Da mesma forma, em maio passado, um grupo de representantes da FUNIBER se reuniu com a embaixadora do Brasil Gisela Maria Figueiredo Padovan, secretária de Estado de América Latina e Caribe, durante a qual foram apresentadas a visão e o alcance global da instituição, centrados na integração e consolidação de um espaço pan-ibérico ou da iberofonia. Neste contexto, se acordou uma visita de representantes da FUNIBER ao Brasil para apresentar essa abordagem e explorar alianças estratégicas em diálogo com autoridades brasileiras de alto nível.
Tudo isso confirma o papel da FUNIBER como a “primeira plataforma universitária com vocação pan-ibérica”.