O diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana participou, em nome da FUNIBER, do “Bridge to Africa”, um evento acadêmico que busca lançar as bases de um “novo projeto de conhecimento global com a África”.
Entre 20 a 25 de maio, realizou-se, em Grã Canária, esse importante evento, o qual foi estruturado em torno de quatro grandes eixos temáticos — ambiental, saúde, social e econômico — e teve a participação de especialistas e instituições de todo o mundo com vocação e projeção no continente africano. Em sua concepção, promoção e organização, desempenharam um papel fundamental o professor Jin Taira, vice-reitor de Internacionalização da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Universidade de Las Palmas da Grã Canária, ULPGC), e o professor Germán Santana, coordenador do Mestrado em Estudos Hispano-Africanos da mesma universidade. FUNIBER e ULPGC formalizaram sua própria estrutura de cooperação institucional em novembro de 2022.
O representante da FUNIBER, F. Álvaro Durántez, apresentou duas comunicações gerais sobre a “África en el contexto del Espacio multinacional de la Iberofonía” (“A África no contexto do Espaço Multinacional da Iberofonia”) e sobre o “Labor de la Fundación Universitaria Iberoamericana en el continente africano” (“Trabalho da Fundação Universitária Iberoamericana no continente africano”). Em seu primeiro discurso, o Dr. Durántez destacou como a lógica e a potencialidade derivadas da afinidade entre os dois principais idiomas ibéricos, o espanhol e o português – únicas grandes línguas internacionais que são mutuamente compreensíveis em termos gerais –, juntamente com profundos e numerosos elementos de natureza cultural, histórica, geopolítica e cooperativa, estão na base do Espaço Multinacional dos Países de Língua Espanhola e Portuguesa ‒ o chamado Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia ‒, que tem uma substancial presença e uma dimensão africana.
Em sua segunda intervenção, destacou o trabalho da FUNIBER no continente africano como uma instituição dedicada à cooperação educacional, cultural e técnica que está presente em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Marrocos, Gabão, Camarões e Senegal e, em breve, também na Guiné Equatorial e em São Tomé e Príncipe. Além disso, destacou a influência educacional, em Angola, da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), da Rede FUNIBER, ressaltando sua atual posição como a terceira universidade do país.
Encontro com a Universidad Nacional de Guinea Ecuatorial (Universidade Nacional da Guiné Equatorial, UNGE) e assinatura de um convênio específico de concessão de bolsa de estudos.
Na ocasião do evento acadêmico, o diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e o reitor da Universidad Nacional de Guinea Ecuatorial (UNGE), Filiberto Ntutumo Nguema Nchama, puderam dar continuidade à cooperação iniciada entre ambas as instituições em abril passado, por ocasião da visita do representante da FUNIBER à República da Guiné Equatorial, durante a qual foi assinada uma Carta de Intenções entre ambas as instituições. Em virtude do convênio específico celebrado nas Ilhas Canárias, a FUNIBER concedeu um importante pacote de bolsas de estudo de doutorado e mestrado para a formação do corpo docente da UNGE. A cerimônia solene de assinatura foi presidida pelo reitor da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Dr. Lluís Serra Majem.
Encontro na Casa África
Da mesma forma, no contexto do evento “Ponte para a África”, o representante da FUNIBER se reuniu com funcionários e personalidades da Casa África, uma instituição de diplomacia pública espanhola com sede em Las Palmas de Gran Canaria, com a qual a FUNIBER mantém um acordo formal de colaboração. Na ocasião, o Dr. Durántez apresentou um exemplar da obra Iberofonía y Paniberismo. Definición y articulación del Mundo Ibérico (Iberofonia e Pan-Iberismo. Definição e articulação do Mundo Ibérico) (Última Línea, 2018) e de um mapa do Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia para a biblioteca da instituição.