Dr. F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia proferiu uma conferência magistral, intitulada “La articulación del espacio multinacional de lenguas española y portuguesa. Estado de situación” (“A articulação do espaço multinacional das línguas espanhola e portuguesa. Estado de situação”), no I Encuentro de Iberofonía (I Encontro de Iberofonia) organizado pela Universidad Autónoma del Estado de México (Universidade Autônoma do Estado do México, UAEMex). A participação do Dr. Durántez ocorreu, por meio de teleconferência, a partir da sede da FUNIBER em San Salvador. Este evento reafirma a consolidação do pan-iberismo como uma área de estudo cada vez mais relevante no ambiente acadêmico.
Durante sua apresentação, o Dr. Durántez expôs, de maneira cronológica, a vinculação de marcos importantes que evidenciam o processo de articulação entre os países de língua espanhola e portuguesa, que experimentou uma aceleração significativa nos últimos anos. Nesses eventos históricos, o Dr. Durántez destacou três acontecimentos de especial relevância que promovem a articulação de um espaço multinacional que inclua todos os países iberofalantes, sem distinções geográficas.
O primeiro evento foi a XXVIII Cumbre Iberoamericana de Jefes y Jefas de Estado y de Gobierno (XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo), celebrada em março de 2023, em Santo Domingo, na República Dominicana. Nesse encontro, afirmou-se que “o espanhol e o português, línguas irmãs, complementares e mutuamente compreensíveis, formam a base de um vasto acervo cultural, linguístico e humano compartilhado por 850 milhões de pessoas em todo o mundo”, um conceito que o Dr. Durántez define como o Espaço da Iberofonia. Um segundo marco importante foi a 3ª Conferencia Internacional de las Lenguas Española y Portuguesa (3ª Conferência Internacional de Línguas Espanhola e Portuguesa, CILPE), realizada em Assunção, no Paraguai, em maio do mesmo ano. Por fim, o II Encuentro de la Conferencia de Ministros de Justicia de los Países Iberoamericanos (II Encontro da Conferência de Ministros da Justiça dos Países Ibero-Americanos, COMJIB) e da Conferencia de Ministros de Justicia de los Países de Lengua Portuguesa (Conferência de Ministros da Justiça dos Países de Língua Portuguesa, CMJPLOP) que se estabelece como o segundo ato oficial de cooperação de alto nível no âmbito iberófono.
O Dr. Durántez ampliou sua análise apresentando exemplos de abordagens, inclusive no âmbito não oficial, que foram fundamentais para o fortalecimento desse processo, como a criação da Universidade Internacional do Cuanza, em Angola, da rede FUNIBER. Esta universidade, a primeira na África com vocação iberófona, ministra todos os seus cursos em português, mas também oferece aulas de espanhol nos primeiros anos de todos os seus cursos de graduação. Em sua conclusão, o Dr. Durántez expôs propostas concretas e mecanismos formais para promover a colaboração e a integração efetivas entre os países iberofalantes.
Para os interessados em obter mais informações sobre os tópicos abordados pelo Dr. F. Álvaro Durántez Prados no 1º Encontro da Iberofonia, disponibilizamos os seguintes acessos à sua palestra:
Pan-iberismo e academia
A consolidação do pan-iberismo no cenário geopolítico atual exige uma profunda reflexão acadêmica. Nesse sentido, a Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, em colaboração com a Academia de la Diplomacia de España (Academia de Diplomacia da Espanha), a Asociación Iberoamericana de la Comunicación (Associação Ibero-Americana de Comunicação, (ASICOM) e a Fundación Gustavo Bueno (Fundação Gustavo Bueno) promoveu o Foro Iberoamericano y de la Iberofonía (Fórum Ibero-Americano e da Iberofonia). Esse fórum teve três edições, cada uma delas concentrada em temas-chave para a análise e o estudo do pan-iberismo:
- Definição de Iberofonia
- Estado do espaço multinacional dos países de língua espanhola e portuguesa
- Raízes históricas da Espanha no México
O Dr. Durántez visitou o campus da UAEMex em 7 de julho de 2023 para ministrar uma conferência intitulada “La articulación del mundo de lenguas españolas y portuguesas a 500 años de la primera globalización” (“A articulação do mundo das línguas espanhola e portuguesa após 500 anos da primeira globalização”), no Edifício Histórico da Reitoria, localizado na cidade de Toluca, no México. Motivada pelo interesse despertado em sua comunidade após essa primeira conferência, a universidade organizou este ano o I Encuentro de Iberofonía, com o qual se uniu a esse esforço acadêmico, e convidou novamente o Dr. Durántez para ministrar a conferência magistral. Durante seu discurso, o Dr. Durántez destacou o trabalho da UAEMex, afirmando que essa iniciativa “é uma demonstração de proatividade, vanguardismo intelectual e acadêmico, e também da visão de futuro dessa prestigiada universidade mexicana. Uma universidade que conseguiu identificar o processo de articulação dos mundos das línguas espanhola e portuguesa como uma tendência que transcende a geopolítica teórica ou acadêmica e já está deixando sua marca na geopolítica prática oficial”.