Ex-embaixador da Guiné-Bissau na Espanha, Paulo da Silva,realiza uma jornada institucional com a Cátedra FUNIBER

Ex-embaixador da Guiné-Bissau na Espanha, Paulo da Silva,realiza uma jornada institucional com a Cátedra FUNIBER
Da esquerda à direita: O ex-embaixador de Guiné-Bissau, Paulo da Silva, com o Dr. F. Álvaro Durántez Prados durante sua visita à sede da Cátedra FUNIBER em Almonacid de Zorita.

No marco da Festa Nacional da Espanha e do Dia da Hispanidade, celebrados em 12 de outubro, a Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia recebeu em sua sede, em Almonacid de Zorita, o ex-embaixador da Guiné-Bissau na Espanha, Sr. Paulo da Silva, acolhido por Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor da Cátedra e de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Durante a jornada, foram discutidos os avanços e projetos que a Cátedra FUNIBER está desenvolvendo para fortalecer o Espaço Pan-Ibérico ou da Iberofonia, um conceito que amplia o sentido tradicional de Hispanidade para incluir os povos de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes. A visita de da Silva reafirma os laços institucionais que a Fundação Universitária Iberoamericana mantém com a República da Guiné-Bissau e com outros países africanos lusófonos, que podem contribuir significativamente para a articulação e projeção desse espaço.

Sr. Paulo da Silva foi uma figura-chave no estabelecimento de relações acadêmicas e culturais entre FUNIBER e instituições da Guiné-Bissau em julho deste ano, acompanhando a assinatura de acordos de colaboração com o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica do país africano, bem como com cinco instituições universitárias e educacionais do país, totalizando doze convênios que estabelecem as bases para uma cooperação científica, acadêmica e cultural orientada para o desenvolvimento do conhecimento e à integração ibero-africana.

A Guiné-Bissau, cuja língua oficial é o português, sendo o crioulo guineense o idioma nacional, é membro-fundador da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e observador-colaborador na Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). Essa dupla pertença destaca seu compromisso com o diálogo e a cooperação entre as comunidades de línguas portuguesa e espanhola. 

O encontro coincidiu com as celebrações do Dia da Hispanidade, um dia que transcende fronteiras e simboliza a união entre povos que compartilham uma história, uma língua e uma vocação comum de amizade, solidariedade e respeito mútuo. Nesse sentido, o veículo de imprensa Prensa Mercosur publicou sobre o evento.

Declaração publicada pela Câmara Municipal

Nessa mesma linha, a Câmara Municipal de Almonacid de Zorita, na província de Guadalajara, Espanha, emitiu uma declaração por ocasião da festividade, na qual seu prefeito, Sr. José Miguel López Aguirre, destacou o papel da FUNIBER e da Cátedra como motores do pensamento iberófono:

“Almonacid de Zorita também reforça seu compromisso hispânico e ibero-americano com a atividade de instituições como o Instituto Durántez de Altomira e com o trabalho acadêmico desenvolvido a partir de sua sede pela Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e da Iberofonia, que amplia o sentido da Hispanidade a todos os povos de língua espanhola e portuguesa dos distintos continentes”.

LINK PARA A DECLARAÇÃO

Assim, o texto municipal ressalta a projeção de Almonacid de Zorita como símbolo e promotor de uma comunidade cultural e linguística que agrupa mais de trinta nações e quase novecentos milhões de pessoas em todo o mundo, reafirmando o ideal de uma Hispanidade ampliada que encontra na Iberofonia uma estrutura contemporânea de cooperação global.

Edifício da Câmara Municipal de Almonacid de Zorita, antigo celeiro ou armazém de cereais desta antiga localidade espanhola.